11 de novembro de 2024
A história de Capitólio, em Minas Gerais, começou a ser desenhada por volta de 1800, quando surgiram, na região de Capitólio, conhecida como “Mata do Rio Piumhi”, dois portugueses, Machado de Faria e Gonçalves de Morais. O potencial das matas, praticamente intocadas, chamou a atenção dos estrangeiros que foram os primeiros exploradores da região. Em 1939, o Distrito de Capitólio foi elevado à categoria de vila, Vila de Capitólio.
Depois de uma tentativa fracassada, em 1943, Capitólio conseguiu sua independência político-administrativa no dia 27 de dezembro de 1948, transformando-se em Município de Capitólio. Capitólio possui o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural e Ambiental. O objetivo é preservar a identidade cultural e o meio ambiente do município. No Balneário Escarpas do Lago está a maior marina fluvial da América Latina.
ATRATIVOS
BALNEÁRIO ESCARPAS DO LAGO
Escarpas é um Bairro de Capitólio, com o nome de Engenheiro José Mendes Junior e fi ca a 7km do centro da cidade.
CASCATA ECO PARQUE
O atrativo principal é uma trilha que leva por um passeio, na ida por cima das cachoeiras e na volta por dentro d’água, passando por lindas quedas d’água e piscinas naturais.
CACHOEIRA LAGOA AZUL
Beleza exuberante, água cristalina com piscinas com tons de verde, azul ao dourado. Conta com restaurante e passeio de escuna.
CANYONS
Imagine-se aventurar entre enormes fendas e paredões com mais de 20 metros de altura à procura do desconhecido, à procura dos canyons. De repente, as fendas e os paredões se abrem e dão espaço a um cenário maravilhoso.
IGREJA MATRIZ
De arquitetura contemporânea, demonstra traços graciosos e simples em seu interior.
LAGO DE FURNAS
Criado para a instalação da Usina Hidrelétrica de Furnas, O mar de Minas, como é conhecido por aqui, compreende 34 municípios, entre eles Capitólio, considerada a “Capital do Lago de Furnas”. Um dos maiores lagos artificiais do mundo.
PRAIA ARTIFICIAL
A Praia Artificial Municipal Domingos Gonçalves Machado foi fundada em 1988. Localiza-se no perímetro urbano, no final da Rua São Sebastião. É banhada pelo Rio Piumhi.