16 de maio de 2025
Para cuidar do coração com Dr. Pedro Henrique Oliveira Ferreira
Anhembi é um município do estado de São Paulo. E derivado do tupi antigo anhumy, que significa “rio das anhumas” (anhuma, “anhuma” e ‘y, “rio”) O município de Anhembi foi fundado pelos Bandeirantes, à margem esquerda do rio Tietê.
A febre do ouro, o apresamento de indígenas, a busca dos caminhos para as minas de ouro do Sabarabussu e outros motivos fizeram, das Entradas e Bandeiras, importante capítulo histórico. Por outro lado, vindo das Minas Gerais, trazendo, no lombo do burro, seus produtos, os tropeiros tinham, na região, uma trilha aberta que chegava até o Paraná, rumo ao sul do país (Santa Catarina e Rio Grande do Sul).
Uma ponte sobre o rio Tietê facilitava a travessia no local, onde os tropeiros encontravam pouso. Anteriormente conhecido como Correnteza Torta, o local passou a ser chamado de Capela de Nossa Senhora da Ponte do Rio Tietê, devido à construção de uma capela em homenagem a Nossa Senhora.
Antônio Rodrigues Ponce fez uma doação de 8 alqueires à Igreja Católica, como patrimônio da padroeira, cuja escritura foi provida 28 anos depois em tabelionato da cidade de Botucatu, pertencente, na época, à Comarca de Itapetininga. A padroeira de Anhembi é Nossa Senhora dos Remédios.
Os indígenas davam, ao rio Tietê, a denominação de “Anyemby” que, em português, significa rio dos Anham-bus (ave abundante na região em épocas passadas). Este foi o motivo do nome atual da cidade, Anhembi.
Rio Tietê: O Rio Tietê proporciona momentos de lazer e pesca para toda a família, com toda a segurança e qualidade de vida do interior. Os turistas poderão desfrutar bons momentos e encontrar no município uma beleza cênica única, com vários recursos naturais e culturais, proporcionando qualidade de vida.
Água Sulfurosa: A Água sulfurosa, localizada a poucos km do município, sai de um cano formando uma piscina natural ótima para a saúde, circulação e para a pele e próxima a água sulfurosa encontra-se uma cachoeira com aproximadamente 30 m de queda.
Ponte Velha: A Ponte Velha tem sua existência como referência à padroeira do arraial, e se tornou um ponto turístico quando ruiu, há mais de 80 anos. Se localizava sobre o Rio Tietê e era utilizada por tropeiros, vindos de Minas Gerais em direção ao Paraná, para o transporte de produtos.
Igreja Matriz Nossa Sra. dos Remédios: Construída em 15 de maio de 1955, é a única Igreja Católica do município, rodeada por uma praça com muito verde das árvores e flores, sendo também um local de encontro da população.
16 de maio de 2025
Para cuidar do coração com Dr. Pedro Henrique Oliveira Ferreira
16 de maio de 2025
11 de março de 2025