16 de maio de 2025
Para cuidar do coração com Dr. Pedro Henrique Oliveira Ferreira
Após os 60 anos, é comum o corpo apresentar fraqueza muscular e falta de equilíbrio, bem como diminuição da capacidade funcional. Além disso, doenças que afetam a visão, Parkinson, dores crônicas (osteoartrite, lombalgia, entre outras) e o uso inadequado de medicamentos também são fatores que contribuem para as quedas em idosos.
Quais são as consequências dos escorregões? As quedas em idosos podem provocar acidentes sérios e afetar, ainda, o estado emocional. É comum que ocorram escoriações, lesões e fraturas na região do quadril ou em membros superiores (punho e ombro). Após a ocorrência, as pessoas da terceira idade sofrem com a falta de mobilidade e ficam dependentes de ajuda.
Aliás, o medo de voltar a andar e a falta de locomoção podem originar outros problemas de saúde, como infecção no trato urinário, osteoporose, redução do fluxo sanguíneo, distúrbios gastrointestinais, aparecimento e acúmulo de secreções nos pulmões, pneumonia, acidente vascular cerebral (AVC) e demência.
As quedas em idosos precisam ser prevenidas, especialmente em casa ou em locais nos quais eles passam a maior parte do tempo. Veja, a seguir, algumas medidas importantes para evitá-las:
• tenha cuidado com pisos escorregadios;
• não utilize tapetes em casa, pois eles favorecem os escorregões. Se usá-los, opte pelos antiderrapantes e emborrachados;
• da mesma forma, use sapatos e chinelos com solado antiderrapante;
• coloque barras de apoio nos banheiros e corrimão dentro de casa;
• observe se a iluminação está funcionando adequadamente, pois ambientes mal iluminados podem provocar quedas;
• mantenha os caminhos desobstruídos de extensões, fios ou objetos que atrapalham o trajeto.
• evite as escadas ou subir em bancos e cadeiras, por exemplo;
• vá ao oftalmologista regularmente para investigar a saúde ocular;
• observe as reações causadas por medicamentos, pois elas também facilitam os escorregões;
• caso o idoso tenha sofrido alguma queda, informe ao médico, ainda que nenhuma lesão seja observada.
Agora, sim, você sabe quais são os riscos das quedas em idosos e de que forma preveni-las. É importante atentar aos espaços frequentados pelas pessoas na terceira idade e analisar se eles favorecem a mobilidade com segurança. No caso de escorregões, a recomendação é procurar o médico de imediato, mesmo que nenhuma lesão seja percebida.
16 de maio de 2025
Para cuidar do coração com Dr. Pedro Henrique Oliveira Ferreira
16 de maio de 2025
11 de março de 2025