11 de novembro de 2024
Há dois meses, a dermatologista Letícia Raffaelli Vianna Mason desenvolve um trabalho em parceria com a Associação dos Aposentados e Pensionistas de Mogi Mirim (AAPMM), envolvendo consultas médicas e palestras. Letícia atende os associados em seu consultório, na Rua Arthur Cândido de Almeida, no bairro Nova Mogi, ou na sede da AAPMM.
Na associação, os atendimentos são nas tardes de terça-feira e às quartas-feiras pela manhã. As consultas são agendadas via associação, com preços especiais. No consultório, os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira. Na entidade, as consultas custam R$ 70 e, no consultório, R$ 180. Além dos atendimentos, o projeto envolve palestras de orientação.
A primeira abordou o envelhecimento causado por fatores extrínsecos como o Sol, cigarros e bebidas alcoólicas, e intrínsecos, o celular, gerado naturalmente. As orientações abordaram prevenção como protetor solar e chapéus, além de fórmulas, por exemplo, com o consumo de colágeno.
Hoje, para as pessoas da terceira idade, além da prevenção, é necessário o tratamento, pois fotodanos já foram causados. “Antigamente todo mundo tomava muito Sol e o que todo mundo não sabe é que o dano causado na atual idade em que eles estão foi daquele Sol que eles tomaram na juventude, aquelas manchinhas que começam a aparecer são resultado lá de trás”, explica.
Depois do diagnóstico, se houver necessidade de uma biópsia ou cirurgia, os procedimentos são realizados no consultório, também com preços especiais aos associados. A doença mais comum hoje enfrentada pela terceira idade é o câncer de pele. Em seguida, a leucodermia solar (manchas brancas), melanose solar (manchas mais escuras) e a ceratose actínica, lesões pré-malignas, em que é necessário iniciar tratamento para não progredir para o câncer.
Além de prevenção e tratamentos, os associados também buscam rejuvenescimento. “A mulher não deixa de ser vaidosa, até homem, os homens estão procurando muito hoje em dia”, observa. A oportunidade de lidar com pessoas da Terceira Idade encanta Letícia. “Eu amo, adoro, cada pessoa que entra ali deixa um ensino de vida pra gente”, salienta a dermatologista, que acaba criando muitas amizades.