18 de outubro de 2024
Prevenção do suicídio: campanha pede menos estigma e mais diálogo
Formado na Unaerp de Ribeiro Preto, em 2015, o médico dermatologista Iuri Ferreira Tenório, 29 anos, passa a fazer parte do quadro de colaboradores da AAPMM, atendendo os associados todas às sextas-feiras, no período da tarde.
O jovem médico vai cuidar da saúde da pele dos associados. A maior preocupação das pessoas da terceira idade é quanto ao câncer de pele. “É a maior demanda entre esse público”, diz.
Iuri chama a atenção para o aparecimento de manchinhas na pele, principalmente para aquelas que vão aumentando e escurecendo com o tempo. “Ou aqueles machucados que nunca saram”, acrescenta o dermatologista. “Essas características são um alerta para câncer de pele”, aponta.
Geralmente esses sinais começam a aparecer com maior incidência nos braços, face e coro cabeludo em pessoas com mais de 40 anos. Quando isso acontecer deve-se procurar um médico dermatologista o mais rápido possível.
Mas há como se evitar ou minimizar o aparecimento de manchas na pele. “Para isso é imprescindível o uso de filtro solar”, orienta Iuri. Importante procurar orientação sobre qual filtro usar. Sim, porque cada pele pede um tipo específico de proteção.
Durante a consulta com Iuri, na sexta à tarde, o paciente passará por exame clínico com dermatoscópico de pele, uma espécie de lupa específica para isso, para verificar qual o grau da mancha, se maligna ou não. Se for maligna, imediatamente é indicado exame de biópsia – que é uma amostra da pela manchada, cujo laudo dirá qual conduta a ser tomada.
“Pode ser desde um tratamento simples com cremes ou até mesmo a necessidade de um procedimento cirúrgico ou com quimioterapia”, informou Iuri. Importante dizer que há tratamentos para todos os casos. Importante ressaltar também que o quanto antes procurar o dermatologista, mais simples e mais eficiente será o tratamento.
Segundo o próprio Iuri, o câncer de pele mais comum no Brasil, o não melanoma, tem altos percentuais de cura. “Desde que detectado e tratado precocemente”, reforça.
Há também aqueles que procuram o dermatologista mais preocupados com a estética, seja por conta de acnes ou olheiras. Para isso, também há tratamento, desde a aplicação de pomadas até intervenção a laser.
Para os aposentados associados, o dermatologista Iuri Tenório oferece um desconto especial para quem preferir se consultar no consultório da família, a Clínica BellVita, na esquina das ruas Cel. Leitão com a João Teodoro. Ele também atende em quatros postinhos de saúde da cidade.
18 de outubro de 2024
Prevenção do suicídio: campanha pede menos estigma e mais diálogo
18 de outubro de 2024
18 de outubro de 2024
Perfi Dra. Leda Cristina Barreto: Os benefícios da acupuntura para os idosos
18 de outubro de 2024
17 de outubro de 2024