5 de agosto de 2024
Peeling de fenol: saiba o que é e quais cuidados devem ser tomados
Quem nunca ficou alguns minutos admirando uma paisagem, uma foto, uma escultura ou um quadro? Uma visão saudável nos ajuda a visualizar situações e pessoas ao nosso redor. Porém, mesmo assim muitas pessoas se esquecem de cuidar da saúde dos olhos.
O resultado do descuido é o acometimento de diferentes problemas na visão que podem ser desde desvios, nos quais necessitam do uso de óculos ou da lente de contato para corrigir ou até doenças oculares mais graves, uma delas é o glaucoma.
Essa doença atinge principalmente quem está na terceira idade por causa da chamada “vista cansada”, que é quando o olho passa a perder lentamente a capacidade de foco por falhas nos músculos oculares. E também, em decorrência de maus hábitos ao longo da vida.
Como ocorre?
O Glaucoma é uma doença do nervo óptico. Sendo que este é responsável pela transmissão das imagens que vemos até o cérebro. Para isso, o olho produz um líquido chamado humor aquoso na parte posterior do olho com o intuito de manter a lubrificação do mesmo regular e constante, garantindo suas funções perfeitamente.
Esse fluído deixa o olho por meio de canais na parte frontal do mesmo para uma área chamada de cavidade anterior, ou simplesmente de ângulo. Quando alguma coisa diminui ou bloqueia o fluxo desse fluído, aumenta a pressão ocular, provocando danos ao nervo óptico.
Isso faz com que se desenvolvam pontos cegos no campo visual. Ou seja, a visão começa a diminuir e a pessoa passa a enxergar como se fosse através do túnel. Contudo, no decorrer dos anos e sem o devido tratamento, pode provocar a destruição totalmente do nervo, levando à cegueira.
Prevenção e tratamento
Para prevenir doenças oculares no futuro, é imprescindível consultar o oftalmologista para que ele faça uma medição da pressão ocular. O glaucoma é detectado por meio do exame de acuidade visual, teste de campo visual, exame de olho dilatado, tonometria e paquimetria.
Se diagnosticada a doença, na maioria dos casos ela é tratada com o uso de colírios que possuem poucos efeitos colaterais. Outros pacientes, entretanto, são cuidados com medicamentos de via oral para diminuir a pressão ocular. O tratamento a laser, para auxiliar na desobstrução da circulação do humor aquoso também é indicado, mas varia de acordo com a intensidade do problema. Em outros casos, a cirurgia para desobstruir as câmaras do ângulo é a única opção.
Dicas para manter a visão saudável
* Mantenha uma dieta saudável, composta por alimentos antioxidantes que retardam a degeneração;
* Evite o tabagismo, pois ele reduz a circulação sanguínea da retina e provoca a diminuição dos antioxidantes presentes no sangue;
* Use os óculos de sol ao sair de casa, porque os raios ultravioletas provocam a degeneração macular;
* Evite permanecer longos períodos em frente ao computador;
* Evite usar rímel ou outras maquiagens vencidas nos olhos para não causar;
5 de agosto de 2024
Peeling de fenol: saiba o que é e quais cuidados devem ser tomados
8 de julho de 2024
8 de julho de 2024
8 de julho de 2024
12 de junho de 2024