5 de agosto de 2024
Peeling de fenol: saiba o que é e quais cuidados devem ser tomados
As doenças cardiovasculares podem ser prevenidas e é possível prolongar nossa existência. Elas constituem a causa principal de morte no mundo e em nosso país. Existem caminhos para evitarmos o adoecimento do coração e dos vasos sanguíneos e, consequentemente, aumentarmos a nossa expectativa de vida.
Alguns conhecimentos são úteis para entendermos como fatores podem levar ao risco de infarto do miocárdio (“ataque do cardíaco”) e acidente vascular cerebral (“derrame”) na população. Trata-se de informações baseadas em comprovação científica com a característica única da clareza para fornecer compreensão e mudanças de estilo de vida para redução de doenças cardiovasculares.
A mudança do estilo de vida consiste na tomada de decisão do paciente em relação aos seus hábitos. Para isso, deve haver o acompanhamento multiprofissional que auxilia na prevenção de novas doenças e no tratamento não medicamentoso.
Em indivíduos que fazem uso contínuo de remédios, estas mudanças impactam positivamente. Vale ressaltar que o uso crônico de remédios deve ser sempre reavaliado pelo médico especialista assistente durante uma consulta e jamais devem ser suspensos por decisão própria do paciente.
Fatores como tabagismo, hipertensão arterial, diabetes, colesterol, sedentarismo, obesidade, alimentação não saudável, estresse e depressão são facilmente identificáveis e passíveis de modificação durante uma consulta com o médico cardiologista e clínico. O tratamento e seguimento individualizado em conjunto com o comprometimento do paciente são essenciais para o sucesso terapêutico.
A etapa fundamental para podermos melhorar a saúde cardiovascular da população é a divulgação desse conhecimento de modo simples e didático durante a consulta médica. É de grande importância que o paciente compreenda o que ocorre em seu organismo. Assim o indivíduo, por conhecer e reter esse conhecimento, torna-se capaz de ser o agente modulador de sua própria saúde, sendo um fator determinante no desfecho em casos de doenças crônicas.
Espero que estas informações possam ser úteis para uma vida longa e saudável. Faça visitas regulares no consultório. Seu coração agradecerá.
Eduardo Couto Carvalho – Médico Cardiologista e Clínico Geral
5 de agosto de 2024
Peeling de fenol: saiba o que é e quais cuidados devem ser tomados
8 de julho de 2024
8 de julho de 2024
8 de julho de 2024
12 de junho de 2024