11 de novembro de 2024
Uma boa noite de sono faz muita diferença. Assim, se você não dorme tão bem quanto quando era jovem, não aceite isso como um dos sinais do envelhecimento. Experimente diversas estratégias benéficas capazes de melhorar significativamente a qualidade do seu sono.
Uma pesquisa demonstrou que privação de sono e enfermidade estão intimamente ligadas. E o contrário também é verdadeiro: uma boa noite de sono contribui para uma boa saúde. Portanto, saber como dormir melhor é fundamental. Confira dicas infalíveis!
Antes de deitar
1. Fixe um horário
Deite-se e levante-se à mesma hora para manter os ritmos circadianos – seu “relógio biológico” – em equilíbrio.
2. Desacelere
Relaxe antes de deitar: tome um banho morno ou escute uma música suave
3. Evite estresse
Programas de TV ou leituras desagradáveis, além de discussões pesadas, podem deixar sua mente agitada e interferir no sono. Faça das noites um momento agradável.
4. Desligue-se
Antes de deitar, fique meia hora longe de qualquer coisa relacionada à tecnologia: a luz emitida por aparelhos de TV, computadores e tablets inibe a produção de melatonina, o hormônio que induz ao sono, fazendo o cérebro achar que ainda é dia.
Durante o dia
1. Ilumine
Passe o tempo sentado em ambientes claros, iluminados, e saia o máximo possível. Durante o inverno, tomar sol de manhã cedo é útil para ajustar seu relógio biológico.
2. Torne-se ativo
Cientistas de Chicago observaram que o exercício aeróbico melhora o sono, o humor e a qualidade de vida de idosos com insônia. Caminhe, nade, dance ou ande de bicicleta por 30 minutos por dia, pelo menos.
Outras dicas
1. Não comer muito no jantar.
2. Evitar bebida alcoólica antes de ir para a cama.
3. Cortar a cafeína.