11 de novembro de 2024
A cirurgia vascular está indicada em pessoas com doença vascular que não possa ser tratada por métodos menos invasivos e não cirúrgicos.
O objetivo da cirurgia vascular é tratar doenças vasculares, que são doenças nas artérias e veias.
A doença arterial envolve a coagulação do sangue, aterosclerose, e outros problemas vasculares nas artérias. A doença venosa relaciona-se com problemas nas veias. Alguns problemas vasculares apenas acontecem nas artérias, enquanto outros só nas veias, e alguns afetam tanto as veias como as artérias.
Saúde Vascular merece atenção no inverno A chegada do inverno merece uma atenção especial das pessoas que apresentam problemas circulatórios e falta de sensibilidade nas extremidades, como os diabéticos. As baixas temperaturas podem causar complicações para quem sofre com doenças arteriais.
Por isso, a saúde vascular merece cuidados no inverno
Os idosos estão mais sujeitos a estes problemas. “Com o avanço da idade, a presença de arteriosclerose (acúmulo de gordura na parede das artérias) é mais frequente. Com o frio, as artérias sofrem contração e vasoconstrição, podendo prejudicar ainda mais, e de forma repentina, a circulação destes pacientes”.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), sensação de pés e mãos frios, cansaço, aumento da dor, cianose (frouxidão) das extremidades, pele escamosa e formigamento, queixas bem comuns desta estação, são sintomas presentes em 22% das mortes em todo o mundo.
A recomendação é que as pessoas que sofrem com problemas arteriais evitem a exposição a baixas temperaturas. O ideal é que elas se protejam mais do frio com agasalhos, luvas, meias e toucas.
Também é muito importante fazer um check-up vascular para conseguir detectar qualquer doença antes que ela apresente estes sintomas. Além disso, o especialista poderá dizer qual o tratamento mais adequado para cada pessoa.