11 de novembro de 2024
Se você pudesse conversar comigo, o que falaria sobre sua vida? Sobre o que viveu e o que aprendeu nesse ano de 2020?
Hoje venho contar uma pequena fábula, espero que você goste de história…..
“Era uma vez um beija-flor que fugia de um incêndio juntamente com todos os animais da floresta. Só que o beijaflor fazia uma coisa diferente: apanhava gotas de água de um lago e atirava-as para o fogo.
A águia, intrigada, perguntou: – ‘Ô bichinho, achas que vais apagar o incêndio sozinho com estas gotas?’ – O beija flor respondeu: ‘Sozinho, sei que não vou, mas estou a fazer a minha parte’.Envergonhada, a águia chamou os outros pássaros e, juntos, todos eles entraram na luta contra o incêndio.
Vendo isto, os elefantes venceram o medo e, enchendo suas trombas com água, também corriam para ajudar. Os macacos pegaram cascas de nozes para carregar água.
No fim, todos os animais, cada um de seu jeito, acharam maneiras de colaborar na luta. Pouco a pouco, o fogo começou enfraquecer quando, de repente, o Ser Celestial da Floresta, admirando a bravura destes bichinhos e comovido enviou uma chuva que apagou de vez o incêndio e refrescou todos os animais, já tão cansados – mas felizes…”
Esta fábula nos permite pensar em diferentes temas, tais como: força, responsabilidade social, trabalho em equipe, solidariedade, perseverança, compaixão, empatia, entre outros temas.
O que hoje trago como reflexão para você é sobre o momento que todos vivemos neste ano, que apesar de tudo, se você está, fazendo essa leitura, está vivo! Veja como é bom, apesar das turbulências e “grandes incêndios”, podemos encontrar soluções, podemos nos tornar pessoas resilientes para conseguir viver momentos dolorosos, de grandes angus- tias e estresse.
Agora, te pergunto: Quantas vezes nesse ano, na sua vida você demonstrou o comporta- mento como o do beija flor?
Como foi para você se com portar pensando no bem comum, seja dentro da sua família, no seu trabalho, na sua comunidade?
Neste ano tivemos muitos momentos difíceis, muitas situações que precisaram de atenção coletiva, então, a ideia e a minha sugestão nesse pequeno texto é: ajude primeiro a si mesmo, ajude dentro das suas possibilidades as outras pessoas de seu convívio, são pequenas gotas como as do beija flor que fazem diferença.
Na fábula, o beija flor foi o modelo para que outros bichos começassem a trabalhar em equipe em prol da salvação da floresta, mas e na sua vida, o que você tem feito para melhorar não só a sua vida como a vida das demais pessoas à sua volta?
O seu modelo/suas ações têm contribuído de forma positiva na vida das pessoas?
Pense e reavalie, pois o ano passou com grandes mudanças, adaptações e estamos nos aproximando do início de mais um Ano Novo!
O ano de 2021 se aproxima e com ele vem as oportunidades e possibilidades de viver.
Eu desejo para você: fôlego para viver, água para compartilhar, saúde para realizar suas atividades, seus sonhos, esperança e perseverança para trilhar seus caminhos. um próspero e saudoso final de ano, repleto de harmonia, esperança e amor para nós!
Psicóloga
Rosângela Marchese
Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental
CRP: 06/114750