5 de agosto de 2024
Peeling de fenol: saiba o que é e quais cuidados devem ser tomados
As artérias fornecem oxigênio por todo o corpo e um sistema de veias é que empurra o sangue de volta para o coração em busca de mais oxigênio.
0 sistema circulatório envelhece junto com o resto do corpo. Quando somos mais velhos, as artérias tendem a se tornar mais grossas e menos flexíveis, esse é o motivo de origem do termo “endurecimento das artérias”. Muitas vezes, começam a se acumular placas, assim como canos de água velhos podem ficar incrustados como cal. Quando as artérias ficam muito entupidas, o sangue não flui bem e os problemas podem se tornar sérios.
Existem numerosos tipos de doenças vasculares, mas a maioria delas começa com o mesmo problema, prejudicando a saúde dos vasos sanguíneos.
• O endurecimento das artérias chamada Aterosclerose; pode ocorrer em qualquer parte do corpo de modo silencioso, podendo causar trombose, afetar o coração, as pernas e a artéria carótida no pescoço, causando o Infarto do coração, levando amputação das pernas e derrames cerebrais (AVC).
• 0 enfraquecimento das artérias pode fazer com que elas se estiquem como um elástico antigo. No maior vaso sanguíneo do corpo, a aorta, que pode levar a um aneurisma da aorta abdominal, quando parte da aorta se dilata, o que é chamado de aneurisma, e pode se romper levando a óbito em minutos.
• As veias têm seus próprios problemas.
Seu trabalho é empurrar o sangue de volta para o coração, mas, às vezes, as válvulas não são eficientes. Isso pode levar a pernas inchadas e formar as famosas VARIZES.
Também podem desenvolver coágulos sanguíneos, uma condição chamada trombose venosa profunda.
Comer de forma saudável, exercitar-se, eliminar o excesso de peso e não fumar, controlar o diabetes, são fatores essenciais na prevenção e na evolução das doenças quando e presentes.
Existem diagnósticos não invasivos com ultrassom chamado de ECODOPPLER OU DOPPLER, que chega fazer o diagnostico em 90% dos casos.
Portanto consultar anualmente um especialista da circulação (angiologista ou cirurgião vascular é fundamental, pois eles têm o conhecimento de como prevenir, diagnosticar e tratar todas as doenças da circulação.
DR. Sérgio Oswaldo de Gioia
CRM 70747
Especialista em Angiologia
e Cirurgia Vascular
5 de agosto de 2024
Peeling de fenol: saiba o que é e quais cuidados devem ser tomados
8 de julho de 2024
8 de julho de 2024
8 de julho de 2024
12 de junho de 2024