19 de dezembro de 2024
Dona de casa e educadora social, Saulete de Abreu Valério, atua há aproximadamente três meses como segunda secretária da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Mogi Mirim (AAPMM). A oportunidade surgiu com um convite da primeira secretária Neuza Delsin Cezar, que precisava de alguém para auxiliá-la em virtude do aumento das atribuições.
Entre as tarefas da secretaria onde atua Saulete estão cuidar da rotina trabalhista dos funcionários, administrar as correspondências e manter em dia os contratos dos profissionais que atendem na AAPMM. Outra função é ajudar nos bailes. Saulete ajuda com detalhes como mesa e decoração, fica na bilheteria e depois aproveita para curtir.
“É muito gostoso, a gente dança bastante”, revela. A organização dos bailes fica a cargo da diretora social Maria Antonia de Freitas e da vicediretora social Vandete de Godoy. Encantada com a associação, Saulete revela que quando aceitou o convite não imaginava a bela estrutura oferecida.
“Essa estrutura só pode ser conseguida com honestidade, austeridade e preocupação com as pessoas de mais idade. A associação é um espaço onde eles podem se sentir acolhidos”, ressaltou, destacando o empenho e a vivacidade do presidente Aparecido Dias de Freitas. “Ele fica o tempo todo pensando o que pode fazer para melhorar a associação”, elogia.
Saulete lamenta a desvalorização da terceira idade no Brasil. “Os mais jovens não percebem, mas as pessoas de mais idade ficam invisíveis na sociedade. As pessoas de mais idade precisam de muita atenção e isso é cultural. No Japão, os de mais idade têm muito valor”, compara.
Além da associação, Saulete é voluntária em outros dois projetos. Um deles é a Associação das Mulheres Unimedianas (AMU), que presta assistência a pessoas com deficiência visual. Outro é o coletivo de professores A_rumo, que trabalha práticas de educação nas escolas. “Eu tenho verdadeira paixão por criança e educação, por isso estou nesse projeto”, apontou.