19 de dezembro de 2024
Médica formada pelo Instituto BWS, núcleo da Fundação Técnico – Educacional Souza Marques, e especialista em medicina estética na ASIME (Associação Internacional de Medicina Estética), Rachel de Oliveira Vasconcellos, de 32 anos, começou a atuar na área ainda em São Paulo, onde morou até 2012.
No ano seguinte, por conta da distância dos familiares, resolveu voltar a viver em Mogi Guaçu, sua cidade natal. Foi então que ouviu falar da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Mogi Mirim (AAPMM). Através do cunhado, que já atuava como médico oftalmologista da AAPMM, Rachel se interessou em prestar serviços à entidade e foi conhecer o trabalho desenvolvido.
“E deu certo. Comecei a atender em 2014 e estou lá até hoje, felizmente”, relembra. Para a Dra. Rachel, trabalhar com o público da terceira idade é recompensador e representa a realização de um objetivo traçado assim que entrou na faculdade. “Eu pensava em fazer algo ligado à Geriatria, que o foco fosse o paciente idoso e é muito gratifi cante atender pacientes nessa faixa etária. Sei que de alguma maneira estou fazendo um trabalho legal e mais humanizado”, afirma.
As consultas na associação são a cada 20 ou 30 dias, dependendo da demanda. Segundo a médica, que faz parte do Grupo Brasileiro de Melanoma (GBM), 80% dos atendimentos que realiza dentro da AAPMM estão relacionados às doenças de pele mais graves, devido à exposição ao sol. Isso porque a maioria dos aposentados conta que trabalhava na roça, época em que não se falava em protetor solar.
O GBM é uma sociedade civil de caráter privativo, de âmbito nacional e sem fi ns lucrativos, criado por profi ssionais da área de saúde que colaboram no estudo do melanoma, o mais agressivo dos tumores de pele. Sobre o dia a dia na AAPMM, Rachel reforça o lado positivo dos profi ssionais, sempre dispostos a ajudar e orientar os associados, de maneira clara e organizada.
“A equipe é ótima, Dra. Rachel aproveita e deixa algumas dicas para manter e, para o rosto, todo pessoal que trabalha lá, desde a recepção, até os diretores, está sempre com um sorriso no rosto. A energia é muito boa e o ambiente de trabalho é sempre leve”, conta. E como a estação é uma das mais quentes do ano, a uma pele saudável: passar o protetor diariamente, não fumar, tomar bastante água usar um bom ácido noturno e uma vitamina C pela manhã. “O protetor solar é indispensável em um país tropical como o nosso”.