11 de novembro de 2024
A fisioterapeuta e instrutora de pilates Jaqueline Alves da Silva, de 35 anos, tem um papel fundamental na vida dos associados da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Mogi Mirim (AAPMM), principalmente aqueles que tiveram Covid-19.
É que ela tem focado no atendimento pós-Covid. Trata-se de um acompanhamento personalizado com a finalidade de fortalecimento do corpo em geral, mas principalmente da musculatura pulmonar, que é o órgão mais afetado pela doença.
“Isso é feito através de exercícios leves, como levantamento de peso e atividades aeróbicas, como caminhada, mas tudo feito com orientação adequada, e a respiração correta durante as atividades é muito importante para a recuperação física do paciente”, destaca Jaque.
Quem a conhece logo se encanta. Extrovertida, elétrica, ela atende a todos na Associação dos Aposentados em dois dias na semana – toda terça o dia todo e toda sexta-feira à tarde.
Ela atende tanto fisioterapia para tratar disfunções cinéticas funcionais de órgãos e sistemas, com o objetivo de preservar, manter, desenvolver e restaurar a integridade física do paciente, quanto grupos de exercícios guiados, como, por exemplo, atividades como alongamentos e de fortalecimento global de forma comum a todos. Então tem o atendimento personalizado e em grupo.
“Na Associação dos Aposentados a grande demanda são atendimentos em relação a coluna e entorses, por exemplo”, conta. E revela que problemas na coluna, que antes eram relativos a hérnia de disco, com maior frequência, hoje em dia é mais frequente na região cervical.
“E isso graças ao uso excessivo e incorreto do celular. Porque todo mundo fica com a cabeça para baixo.
É importante estar em uma posição correta e, claro, não fazer uso do aparelho o tempo todo. Tudo isso a gente explica nos nossos atendimentos”, comentou.
A fisioterapeuta Jaqueline é de Itapira, mas está em Mogi todos os dias, principalmente à Rua Cel. Venâncio, onde tem um estúdio de pilates e restauração de fisioterapia.
Ela é formada em fisioterapia pela Unimep de Piracicaba, em 2011. Um ano depois formou-se em pilates, que hoje é uma de suas paixões. As outras são as atividades holísticas, como o próprio pilates, ioga e meditação, e, claro, curtir os seus momentos de lazer com a filha de 5 anos.