11 de novembro de 2024
O médico Iuri Ferreira Tenório já atende na Associação dos Aposentados e Pensionistas de Mogi Mirim (AAPMM) há dois anos como dermatologista, que sua especialidade. E agora, recentemente, começou a atender também como clínico geral, uma opção a mais aos associados da entidade.
Os atendimentos acontecem semanalmente tanto como dermato quanto como clínico geral. Os horários das consultas devem ser agendados na secretaria da AAPMM.
Iuri conta que, entre os associados da Associação dos Aposentados, a maior demanda com ele é para a especialidade de dermatologia e ganha em disparado as queixas que envolvem lesões tipo câncer de pele, manchas que vão surgindo com a idade, ou seja, aquelas manchinhas que despertam medo sobre câncer de pele. Daí tem mesmo que recorrer a um especialista, no caso o Dr. Iuri.
Ele avalia as lesões suspeitas de pele, que sempre devem ser investigadas, inclusive, com exames específicos, caso necessário, e, caso julgar importante, dar sequência com procedimentos para solucionar a demanda. O que acontece frequentemente, segundo o dermatologista.
“Lembrando também que, corriqueiramente, para se ter certeza diagnóstica, uma biópsia é realizada da lesão, em que o médico patologista emite o laudo de certeza sobre a origem da lesão”, acrescenta Iuri.
Assim tem sido a rotina dele na Associação dos Aposentados como dermatologista.
Mas, claro, que o importante mesmo é se prevenir. Uma dica infalível é a foto proteção. A medida lança mão do uso de filtro solar. Vale aqui lembrar que há no mercado filtro solar adequado para cada tipo de pele, frequência de uso adequada e fator de proteção adequado, alerta Iuri Tenório.
Ele também cita algumas atitudes preventivas que devem ser observadas, como, por exemplo, evitar exposição solar em horários de pico de UVB (ultra violeta B) e uso de roupas e artigos (sombrinha, por exemplo) que protegem contra radiação solar.
“Já na parte de clínica a maioria das pessoas procura atendimento para manter suas prescrições de receitas em dia e para fazer os exames de check-up de rotina”, comentou o médico.
Dr. Iuri, hoje com 31 anos, é formado pela Unaerp de Ribeirão Preto. Ele atende também no consultório da família, a BellVita, na esquina das ruas Cel. Leitão com a João Teodoro, no centro da cidade.