11 de novembro de 2024
A nutricionista especializada em nutrição e dietética, Flávia Picoli de Souza, de 32 anos, é uma fi gura conhecida e querida entre os membros da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Mogi Mirim (AAPMM). Pois, ela já os orienta há três anos, com suas superdicas de como comer bem, de forma saudável. Devido à pandemia, os atendimentos foram reduzidos. Mas, sempre há um horário para buscar o melhor cardápio para a sua alimentação.
“É possível, através da alimentação, melhorar o estado nutricional e qualidade de vida do idoso. Monto um plano alimentar de acordo as suas necessidades dietéticas e entrego orientações gerais”, disse Flávia.
E uma boa alimentação, de forma geral, leva sempre opções integrais, frutas, legumes, verduras e fibras, ensina a profissional. Por outro lado, deve-se moderar o consumo de açúcar, sal, gorduras e bebidas alcoólicas.
“No prato do grupo da 3ª idade deve conter arroz, feijão, uma fonte de proteína, e uma parte para verduras e legumes. Pois, nessa faixa etária, há diminuição progressiva de massa magra por gordura e as necessidades em vitaminas e minerais podem aumentar, como vi- taminas do complexo B, vitamina D, E, K e minerais como cálcio, ferro e zinco”, informa.
Quer uma dica para uma boa digestão? Chás de cor clara ajudam, ok.
Flávia curte caminhar com o filho e o marido no parque, ler livros, assistir filmes e séries, claro, e estudar, buscar conhecimento sempre. Ah, se forem convidá la para uma refeição, uma comidinha caseira. Pra sobremesa nem precisa se preocupar. Ela não é nem um pouco doceira.
“Minha preferência são opções salgadas”.
Por fim, um recado importante da nutricionista Flávia.
“Não existe idade para cuidar da sua saúde. Investir em uma alimentação reflete positivamente na qualidade de vida, então deixe as desculpas de lado e cuide de seu corpo através de uma alimentação rica e balanceada”, disse.