16 de maio de 2025
Para cuidar do coração com Dr. Pedro Henrique Oliveira Ferreira
Intestino preso, intestino lento, intestino ressecado, prisão de ventre ou constipação intestinal são os vários nomes para uma alteração no funcionamento do intestino.
A constipação intestinal é definida por um número reduzido de evacuações. Entretanto, outros sintomas são importantes na caracterização desse problema: fezes ressecadas e endurecidas, necessidade de realizar muito esforço e sensação de evacuação incompleta.
O baixo consumo de fibras, água, sedentarismo, estresse, ansiedade e viagens são fatores comuns que podem causar intestino preso / constipação intestinal. Problemas de saúde, como diabetes, hipotireoidismo, insuficiência renal e Parkinson são exemplos de desordens que podem afetar o funcionamento intestinal e algumas medicações
podem causar prisão de ventre, são elas: opioides: morfina, tramadol e codeína; antidepressivos: diuréticos, cálcio, ferro e bloqueadores do canal de cálcio.
É necessário agir (e corrigir) o que está causando o distúrbio. Em geral, a primeira medida no tratamento da constipação é aumentar a ingestão de líquidos, fibras e alimentos que estimulam o funcionamento do intestino, como verduras cruas (vegetais folhosos), laranja, ameixa preta, farelo de trigo e mamão. Além disso, a prática de atividades físicas regulares é essencial para o funcionamento intestinal.
Fonte: Almanaque Renascim – 78a Edição – 2023, https://hospitalbrasilia.com.br/pt/sobre-nos/ blog/constipacao-intestinal-entenda-as-causas-e-tratamento.
16 de maio de 2025
Para cuidar do coração com Dr. Pedro Henrique Oliveira Ferreira
16 de maio de 2025
11 de março de 2025