11 de março de 2025
A partir dos 60 anos, as pessoas devem ter cuidados especiais com a saúde da boca. Muitas mudanças ocorrem nessa fase da vida e levam à manifestação de problemas, como xerostomia (sensação de boca seca), redução de abertura bucal, halitose, dificuldade de cicatrização, entre outros.
Envelhecer não significa obrigatoriamente, perder totalmente a capacidade mastigatória, a fonação, ou a estética dentária. “Nossa boca está conectada ao resto do organismo por vasos sanguíneos, sistema linfático e inervações. Quando algo está errado, o nosso corpo apresenta sinais de alerta, e a boca pode manifestar sintomas de doenças que vão muito além das cáries”, alerta o cirurgião dentista, Luís Marcelo Sêneda, da Clínica SM Oral Care.
Além dos problemas bucais, muitas doenças apresentam maior incidência a partir da terceira idade. Algumas acompanham os idosos pelo resto da vida e são chamadas doenças de base como cardiopatias, diabete, insuficiência renal e as doenças crônico-degenerativas.
O atendimento odontológico pode trazer mais conforto para o paciente e suporte para tratamento médico. “Grande parcela desses idosos tem dificuldade de deslocamento, se eles não podem ir ao consultório ou instituição, hoje existe a possibilidade de o profissional cirurgião dentista suprir esta necessidade”, explica o cirurgião dentista. No atendimento extra-consultório, o profissional vai até o paciente com equipamento próprio, e isto pode ser feito em casa, hospitais ou clínicas de repouso.
Diabetes, Osteoporose e Lúpus
Embora essas três doenças sejam bem diferentes, elas têm algo em comum: podem ser descobertas pelo dentista em uma consulta de rotina.
A diabetes faz com que o organismo busque nas gorduras uma compensação para a carência de glicose com fonte de energia. Quando há queima de gordura para produzir energia, o paciente tende a desenvolver um hálito com cheiro adocicado. A diminuição da quantidade de saliva e alteração na coloração do esmalte dos dentes também são sintomas percebidos pelos dentistas e que levam ao diagnóstico da diabetes.
A Osteoporose é caracterizada pela redução da massa óssea, portanto, os dentes podem apresentar excesso de fraturas. O paciente pode apresentar o agravamento de doenças periodontais e, devido à perda óssea nas regiões da maxila e mandíbula, passa a ter dificuldades de adaptação de próteses e implantes.
Não apenas o Lúpus, mas diversas doenças de pele podem surgir primeiramente na boca. Muitas vezes essas doenças são confundidas com gengivite, portanto, a avaliação do dentista é extremamente importante.
O ckeck-up odontológico pode diagnosticar e prevenir doenças. Não espere a presença de sintomas para visitar o seu dentista!
– –
Fonte: Terceira Idade