19 de dezembro de 2024
Aos 66 anos de idade, Maria Emília Guerreiro Franco curte um novo momento em sua vida. Depois de se aposentar da profissão de dentista, ela resolveu investir na arte de ensinar. Hoje, ela é professora de yoga e meditação. E uma de suas principais realizações nessa nova empreitada é dar aulas para o público da terceira idade assistida pela Associação dos Aposentados e Pensionistas de Mogi Mirim.
Maria Emília nasceu em Mogi Mirim e mora na cidade natal. É divorciada, tem uma filha – Letícia, de 39 anos, e dois netos: Lucas, de 12 anos, e Benjamin, de 4 anos. “Todos lindos”, orgulha-se a vovó coruja. Tanto que não tem hobby específico. “Gosto muito de brincar com meus netos!”, disse Maria Emília.
Na vida profissional, ela é formada em odontologia pela PUC Campinas. Se formou em 1973 e logo começou a trabalhar na área. Foram 40 anos exercendo a profissão com amor e profissionalismo. Até que decidiu se aposentar. Da odontologia, não do trabalho.
“Como não queria parar de trabalhar, fiz um curso para ser professora de yoga e de meditação, que eu já praticava e gostava bastante. Me formei no Instituto Ísvara, em Campinas, em 2018. Agora, dou aulas em alguns lugares”, contou.
Maria Emília já conhecia a AAPMM há um bom tempo, mas somente alguns meses antes da pandemia é que surgiu a oportunidade de dar aulas na Associação dos Aposentados. “Tivemos que parar e agora estamos retornando”, informou.
Maria Emília dá aulas na associação às segundas feiras, das 15h30 às 16h30. E logo, também estará dando aulas para uma nova turma de alunas que está sendo montada para o período da manhã.
“São aulas que priorizam o alongamento do corpo, a flexibilidade, a força muscular e também o equilíbrio, que é fundamental nessa faixa etária. Além disso, trabalhamos com técnicas respiratórias, que beneficiam os pulmões, e relaxamento, que traz enormes benefícios para problemas de ansiedade, depressão e muitos outros. Portanto, é um trabalho conjunto corpo e mente”, disse.
Para ela, é uma atividade muito prazerosa, pois leva bem-estar e harmonia às pessoas. “As pessoas não têm uma ideia bem correta do que é o yoga. Pensam que é difícil de se praticar, que tem que fazer contorcionismo, etc. Principalmente os mais idosos! Não é nada disso! É mais uma prática de controle do corpo e da mente, de acordo com as possibilidades e limitações de cada um. Então, quem começa a fazer, gosta bastante”, ressaltou.
Maria Emília procura ter uma vida saudável, tanto para o corpo, quanto para a mente. “Gosto muito de atividades físicas, faço academia, yoga e Pilates. Gosto também de ler e aprender coisas novas”, compartilhou. Só não é muito chegada nos serviços domésticos. “Não gosto muito de limpar a casa”, concluiu.