19 de dezembro de 2024
Em tempos de pandemia a alimentação saudável pode auxiliar na prevenção da covid- 19, não apenas por fornecer as vitaminas, macro e micronutriente essenciais necessários, mas para a integridade da barreira imunológica, como também por garantir a manutenção do peso adequado.
Em geral, os alimentos ricos em nutrientes, como vitaminas A,C e D, zinco e ferro, estão entre os principais fortalecedores do sistema imunológico.
A vitamina A pode ser encontrada em: ovos, leite, queijos, fígado, legumes e verduras de cor alaranjada (abóbora, mamão, manga, cenoura) e de cor verde escuros (almeirão, agrião, couve, espinafre, ora-pro-nóbis, rúcula), além de couve, espinafre e pimentão vermelho. A eficiência desse nutriente afeta negativamente a função imunológica, favorecendo a diminuição de resistência a infecções.
A vitamina C tem um potencial antioxidante, o que impacta positivamente no sistema imune, na qual essa vitamina é indicada há décadas para prevenção de gripes e resfriado. As principais fontes de vitamina C são: laranja, limão, mexerica, acerola, goiaba, kiwi, morango e melancia.
A vitamina D e as suas principais fontes alimentares são as carnes, peixes e frutos do mar, como sardinha, salmão ou ovo, leite, fígado, queijos e cogumelos. Lembrando que, mesmo em casa, é importante se expor ao sol para repor a vitamina D no corpo. Há vários estudos que destacam resultados positivos na utilização dessa vitamina para o tratamento da covid-19.
O zinco tem função primordial no sistema imunológico, é encontrado em alimentos de origem animal, como carnes, peixes (sardinha), ovos, feijão, lentilha, castanhas, gergelim e farinha de linhaça.
E, por fim, o ferro, que se encontra nas carnes vermelhas, frango, feijão, gergelim, jenipapo, mangaba, mostarda, ora-pro-nóbis, rúcula, taioba, dentre outras. A ingestão de alimentos fontes de vitamina C, em conjunto com fontes de ferro, favorecem sua absorção. Dica da nutri: depois de almoçar, como sobremesa, consuma uma laranja ou outra fonte de vitamina C. O consumo de líquidos precisa estar presente na dieta, mantenha seu consumo de água superior a dois litros por dia.
Fonte: Dutra et al. A importância da alimentação saudável e estado nutricional adequado frente à pandemia de covid-19 Braz. J. ofDevelop.,Curitiba, v.6, n.9,p.66464- 66473,set.2020.
FLÁVIA PICOLI
NUTRICIONISTA