19 de dezembro de 2024
Com experiências desenvolvidas com a Terceira Idade ao longo de sua carreira, a adaptação do ortopedista Bruno Garcia Frederico, 33 anos, foi a melhor possível. O prazer em atender a este tipo de público somado ao desejo por propiciar ao idoso uma melhor condição de vida são premissas seguidas em sua profissão e levadas, semanalmente, para a Associação dos Aposentados e Pensionistas de Mogi Mirim (AAPMM).
Formado pela Faculdade de Medicina de Petrópolis, no Estado do Rio de Janeiro, tendo residência em Ortopedia Geral na Santa Casa de Limeira e com especialidade em cirurgia do joelho no Hospital dos Fornecedores de Cana, em Piracicaba, Bruno trata a Terceira Idade como um dos pilares em seu trabalho. “Tenho uma afinidade com a população da Terceira Idade e isso me motivou a desenvolver esse trabalho na associação. Desenvolvo um trabalho com essa faixa etária tanto na Prefeitura de Piracicaba como na Santa Casa de Limeira”, reforça.
Na Santa Casa de Misericórdia de Mogi Mirim mais uma experiência com a Terceira Idade, durante o programa Amigos da Santa Casa. Os anos de atuação fizeram com que Bruno já pudesse identificar os anseios desta faixa etária, levando soluções e propondo tratamentos que colaborem para o bem-estar de cada um.
“Durante esses anos de trabalho pude perceber que a população idosa é uma população bem carente e existe uma deficiência de profissionais na área da ortopedia que tem a atenção e os cuidados necessários que a Terceira Idade precisa. Isso também me motivou a desenvolver um trabalho na associação”, conta.
A prevenção é uma das bases no tratamento ao idoso e sempre reforçado pelo profissional, que na associação oferece atendimento às quintas-feiras. “A atenção deve ser não só ao tratamento com as doenças que vem com o envelhecimento como artrose e a sarcopenia, mas também prevenir o avanço e o progresso dessas doenças, de forma que a população envelheça com qualidade vida e menos dor”, explica.
A prática da atividade física visando uma melhora no quadro clínico é fundamental, segundo Bruno. O indicado é realizar exercícios ao menos três vezes na semana.