19 de dezembro de 2024
É preciso investimento a longo prazo, diariamente por 24 horas! Já visualizou VOCÊ quando chegar aos 80? Caso esteja na faixa dos 30 a 50, visualize! E veja se o que imagina tem coerência com o que você pratica hoje. Se há coerência e ela é positiva, que bom! Caso contrário… dê um jeito de mudar pensamentos, hábitos e comportamentos se é que sua meta é escrever uma história positiva no Grande Livro da Vida! Eis aqui 9 capacidades para as pessoas que se interessam por envelhecimento saudável.
1) CAPACIDADE PARA INTERAGIR COM O MUNDO
Praticar a escuta ativa Uma escuta verdadeira é ouvir o outro por detrás das palavras enxergando a real realidade que dá sentido para toda aquela que se vê.
2) CAPACIDADE PARA CONVIVER
É a arte de aceitar ajuda Sim, aceitar ajuda é a arte da convivência! Não somos independentes de tal forma a não precisar de alguém . Somos seres de natureza social e para isso estamos sempre interagindo afim de compartilhar experiências e suprir necessidades uns dos outros. Sim
3) CAPACIDADE PARA SE MANTER
Praticar estilo de vida saudável
4) CAPACIDADE PARA DESENVOLVER HABILIDADES
Ter tempo para o lazer Se a maior parte de nossa vida acontece no mundo do trabalho ou dormindo, qual parte tenho para reconhecer e descobrir novas habilidades? Somos infinitos no nosso potencial e infelizmente não utilizamos tudo aquilo que temos para viver. Mas isto é por pura falta de saber como fazer. Comece pelo lazer. Lazer não é deixar o tempo passar. Lazer é para descansar a parte que você vende para o trabalho e restaurar sua energia vital num campo livre para a criatividade, escolhas e pensamentos! Aproveite-se!
5) CAPACIDADE PARA SE REGENERAR
Praticar a espiritualidade
6) CAPACIDADE PARA SE EXPANDIR PELO CONHECIMENTO
Aprender uma língua estrangeira
7) CAPACIDADE PARA SER AUTO SUFICIENTE
Aprender a gostar da solitude Solitude não é solidão. Solitude é estar em introspecção, consigo mesmo. Mesmo estando com muitos ao redor. É saber ficar consigo. E isto também é uma arte. Pois imagine você sozinho por um tempão… E quando vem aquela hora que dá vontade de sair correndo, largar tudo… daí você olha ao redor e não tem ninguém te provocando sentimentos para isso… daí você reconhece que é você mesmo que não está dando conta de ficar com você. Nossa!!! Que forte isso! Não dar conta de ficar com você, que é a única companhia que te acompanha 24 horas por dia! Sendo assim, ser autossuficiente significa dar conta de si, tendo ou não tendo pessoas por perto. Muito diferente de ser egoísta, dar conta de si é ser responsável pela sua existência. E esse é o primeiro ato de dignidade do ser. Para viver sustentavelmente feliz, tenho que “dar conta de mim”. Caso contrário, me torno vítima da vida.
8) CAPACIDADE PARA SE DOAR
Desenvolver trabalhos voluntários
9) CAPACIDADE DE VISUALIZAR O FUTURO POSITIVO
Não ter medo da velhice ou da morte Somente quando temos a certeza de que não vivemos bem hoje, é que temos medo do que virá pela frente. Pois já sabemos que tudo que se planta colhe. E que se a colheita não vingou é porque a semente estava estragada ou pragas atacaram a plantação. Sabemos disso. Para exercitar esta capacidade, o diálogo sobre perdas, envelhecimento e morte (de forma a compreender estes processos), trás alívio e clareza. Esta luz ilumina o escuro do futuro pavoroso e deixa a vida fluir com leveza, alegria e naturalidade. Que possamos exercitar nossas capacidades o quanto antes e dialogar mais sobre elas.