10 de janeiro de 2025
Não é de hoje que sabemos que o envelhecimento da pele é um processo natural e que ocorre com qualquer ser humano. O surgimento de rugas e linhas de expressão está relacionado à perda de colágeno que acontece gradativamente ao longo da passagem cronológica. Ou seja, após a faixa etária dos 30, começamos a perder 1% das fibras de colágeno e elastinas, sendo que estas são responsáveis por proporcionar firmeza e elasticidade na pele.
Mas uma questão que nem todos sabem responder é em relação ao surgimento de fios brancos. Por qual razão eles aparecem? A resposta para essa pergunta é simples, com o tempo a produção de melanina – uma substância que confere coloração à pele, aos olhos, unhas, pelos e aos cabelos – começa a entrar em queda.
Essa substância é produzida por células específicas do corpo, denominadas melanócitos. Porém, conforme a pessoa começa a envelhecer, a capacidade de produção da melanina reduz até determinado estágio em que ela cessa totalmente, fazendo com que todos os cabelos da cabeça fiquem brancos por completos. Vale ressaltar que a disposição da melanina é determinada por fatores genéticos, por isso algumas pessoas ficam grisalhas mais precocemente do que outras.
Outros fatores
O estresse em excesso pode desencadear problemas com o embranquecimento dos fios de forma mais precoce. Isso ocorre porque durante os picos de nervosismo, algumas substâncias químicas são liberadas pelo organismo e provocam alterações no comportamento das células. Além disso, o estresse agrava em mudanças hormonais que aceleram o processo, pois encurtam a atividade da melanina.