19 de dezembro de 2024
Mãos experientes que procuram os males do corpo para curá-lo há 54 anos. Estas mãos, agora, ajudam sem pedir nada em troca na Associação dos Aposentados e Pensionistas de Mogi Mirim. O médico José Carlos Henrique Castello Chiossi, de 81 anos, desde novembro do ano passado dedica parte do seu tempo para consultar os associados.
Especialista na área de Urologia, ele relata que foi convidado a integrar o time de voluntários da entidade, já que não havia médico dessa especialidade no quadro.
“Aqui é como num consultório comum, algumas coisas conseguimos resolver aqui, mas quando é necessária a realização de outros exames, encaminho para a Santa Casa”, explica.
Segundo o médico, ele conheceu pessoas boas e bem intencionadas na Associação, e se sente bem em atuar como voluntário. “Estou gostando de doar meu tempo em prol da saúde do outro. Tem gente aqui que não tem condição de ter um plano de saúde ou pagar particular”.
O médico conta que o local de trabalho foi adequado para atender melhor aos pacientes, com uma cama para exames colocada no consultório. E ainda mais novidades estão por vir, contou o médico, dizendo que alguns equipamentos para exames estão em estudos para serem adquiridos.
Doutor Chiossi, como é chamado, relaciona a atuação na medicina com a religião. “Gente que trabalha bastante tem a oportunidade de servir melhor a Deus, então eu estou salvo!”, diz ele, bem humorado, relatando sobre o tempo de profissão e os milhares de pacientes que já passaram por suas mãos. “Deus vai colocando coisas boas no nosso caminho porque nós fazemos coisas boas”, completa.
No alto de sua experiência pessoal e profissional, Doutor Chiossi sabe reconhecer as coisas importantes da vida, “ter saúde e ver os filhos com saúde é o primordial”.