19 de dezembro de 2024
Com toda a vitalidade dos 49 anos de idade, a aposentada Elisena Maria Franco de Camargo Justino dedica parte de sua rotina à Associação dos Aposentados há dois anos, atuando como diretora fiscal.
Segundo ela, que a vida toda trabalhou na área de serviços domésticos, agora divide seu tempo entre as atividades na Associação e os cuidados com o neto, que passa boa parte do tempo em sua casa. “Eu não tenho mais tanto tempo para fazer algumas atividades recreativas, mas não deixo as minhas tarefas aqui e não perco os bailes aos fi nais de semana, junto com o meu marido”, diz, ressaltando que adora dançar com seu companheiro principalmente ritmos de forró, samba e sertanejo.
Elisena relembra que seu ingresso na Associação foi depois de um período triste de sua vida, quando fi cou viúva após perder o marido com quem havia passado 22 anos casada e entrou em depressão. Segundo ela, uma amiga começou a chamá-la para os bailes, e nos eventos passou a conhecer mais pessoas, fazer mais amizades e acabou se interessando pelo trabalho voluntário na Associação.
Outra atividade realizada pelo grupo e que também garante momentos divertidos e a ampliação do círculo de amigos são as viagens para o Litoral e até para o Santuário de Nossa Senhora Aparecida. “Além de conhecer outras pessoas e estreitar os vínculos com aqueles que a gente já conhece, ainda visitamos lugares novos”, relata.
Para ela, um dos pontos altos do trabalho voluntário na Associação é a ajuda ao próximo, como por exemplo a arrecadação de alimentos para serem doados a entidades assistenciais da cidade. Para 2014, Elisena planeja ter mais tempo para se dedicar ao grupo e passar a fazer mais atividades recreativas junto com os amigos. “Meu neto vai entrar na escola, e acho que vai sobrar um pouquinho mais de tempo”, diverte-se.