• HOMEpágina inicial
  • ASSOCIE-SEconheça os benefícios
  • JORNALfique atualizado
    • NOTÍCIAS
    • JORNAL FLOR DA IDADE
    • PERFIL
  • VIAGENSdiversão garantida
    • AGENDA DE VIAGENS
    • FOTOS DE VIAGENS
  • CONTATOfale conosco

80% dos brasileiros sofrem com alguma doença na coluna vertebral

80% dos brasileiros sofrem com alguma doença na coluna vertebral
23 de fevereiro de 2016

Fizemos uma lista da principais doenças que são procuradas na internet. Escolhemos uma delas para detalhar as causas os sintomas e o tratamento.

Hérnia de disco
Osteopenia e Osteoporose
Escoliose
Estenose Lombar
Lordose
Dor Ciática
Coluna Vertebral
Instabilidade Vertebral
Degeneração Discal
Whiplash
Cifose
Espondilólise
Espondilolistese
Dor nas costas
Dor lombar
Cervicalgia
Lombalgia
Protrusão discal

Hérnia de Disco
A palavra hérnia significa projeção ou saída através de uma fissura ou orifício, de uma estrutura contida. O disco intervertebral é a estrutura cartilaginosa que fica entre uma vértebra e outra da coluna vertebral. Ele é composto de uma parte central, chamada núcleo pulposo ou liquido viscoso, de uma parte periférica composta de tecido cartilaginoso chamado anel fibroso e de uma parte superior e inferior chamado placa terminal. Portanto, a hérnia de disco é a saída do liquido pulposo através de uma fissura do seu anel fibroso. A extrusão do núcleo pulposo pode provocar uma compressão nas raízes nervosas correspondentes a hernia de disco ou a protrusão. Esta compressão poderá causar os mais diversos sintomas. A placa terminal fica entre o disco e a vértebra supra e subjacente. Com a degeneração destas estruturas, os líquidos poderão migrar para os corpos vertebrais. O início deste processo é chamado de Modic tipo I. Alguns autores afirmam que este processo inflamatório e degenerativo na placa terminal pode causar dores na coluna vertebral.

Tipos de Hérnia de Disco
Protrusas: quando a base de implantação sobre o disco de origem é mais larga que qualquer outro diâmetro.

Extrusas: quando a base de implantação sobre o disco de origem é menor que algum dos seus outros diâmetros ou quando houver perda no contato do fragmento com o disco.

Seqüestradas: quando um fragmento migra dentro do canal, para cima, para baixo ou para o interior do forâmen.

Sintomas da Hérnia de Disco
Os sintomas mais comuns são dores localizadas nas regiões onde existe a lesão discal, podendo estas dores serem irradiadas para outras partes do corpo. Quando a hérnia é na coluna cervical as dores se irradiam para os braços, mãos e dedos. Se a hérnia de disco é lombar, as dores se irradiam para as pernas e pés. O paciente pode também sentir formigamentos e dormência nos membros. Nos casos mais graves, pode haver perda de força nas pernas e incontinência urinária.

Causas da Hérnia de Disco
A palavra coluna já diz tudo sobre a importância desta estrutura no nosso corpo. Ela é o centro de equilíbrio do sistema musculoesquelético do ser humano. Não é à toa que muitas lesões da coluna vertebral são atribuídas ao desequilíbrio e desalinhamento desta estrutura, ou seja, a má postura. Fatores hereditários são os que mais provocam hérnia de disco, no entanto traumas de repetição no trabalho e no esporte, traumas direto, o fumo e a idade avançada também são motivos de lesões degenerativas. O sedentarismo é um fator determinante para dores nas costas oriundas da hérnia de disco e de outras doenças, pois as pesquisas comprovam que a atividade física qualitativa para coluna é um fator de extrema importância para melhora e prevenção das dores nas costas. Entre fatores ocupacionais associados a um risco aumentado de dor lombar estão: Trabalho físico pesado Postura de trabalho estática Inclinar e girar o tronco freqüentemente Levantar, empurrar e puxar Trabalho repetitivo Vibrações Psicológicos e psicossociais (Adersson GBJ,1992)

Diagnóstico e exame
O diagnóstico pode ser feito clinicamente, levando em conta as características dos sintomas e o resultado do exame neurológico. Exames como Raio-X, tomografia e ressonância magnética ajudam a determinar o tamanho da lesão e em que exata região da coluna está localizada.

Tratamento para Hérnia de Disco
RMA da Coluna Vertebral

É um programa fisioterapêutico que utiliza técnicas de Fisioterapia Manual, mesa de tração eletrônica, mesa de descompressão dinâmica. Estabilização Vertebral e Exercícios de Musculação. Ele visa melhorar o grau de mobilidade músculo-articular, diminuir a compressão no complexo disco vértebras e facetas, dando espaço para nervos e gânglios, fortalecer os músculos profundos e posturais da coluna vertebral através de exercícios terapêuticos específicos enfatizando o controle intersegmentar da coluna lombar, cervical, quadril e ombro.

Compartilhe
Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp E-mail
Postagens Recentes
Para cuidar do coração com Dr. Pedro Henrique Oliveira Ferreira

16 de maio de 2025

Para cuidar do coração com Dr. Pedro Henrique Oliveira Ferreira

Anvisa proíbe suplementos alimentares com ora-pro-nóbis

16 de maio de 2025

Anvisa proíbe suplementos alimentares com ora-pro-nóbis

Escape de urina: Entenda por que não deve ser normalizado e conheça os tratamentos disponíveis

16 de maio de 2025

Escape de urina: Entenda por que não deve ser normalizado e conheça os tratamentos disponíveis

Abril Azul e Abril Verde: Mês de Conscientização sobre Autismo e Segurança no Trabalho

16 de maio de 2025

Abril Azul e Abril Verde: Mês de Conscientização sobre Autismo e Segurança no Trabalho

Parque Aquático Green Camp – Artur Nogueira

11 de março de 2025

Parque Aquático Green Camp – Artur Nogueira

Encontre-nos no Facebook
Próximas Viagens
Poços de Caldas – MG

Poços de Caldas – MG

Caldas Novas – GO

Caldas Novas – GO

Aparecida – SP

Aparecida – SP

Mercadão – SP / 25 de Março

Mercadão – SP / 25 de Março

Topo
  • Diretoria
  • Convênios
  • Assessoria Jurídica
© 2025 — Todos os direitos reservados