• HOMEpágina inicial
  • ASSOCIE-SEconheça os benefícios
  • JORNALfique atualizado
    • NOTÍCIAS
    • JORNAL FLOR DA IDADE
    • PERFIL
  • VIAGENSdiversão garantida
    • AGENDA DE VIAGENS
    • FOTOS DE VIAGENS
  • CONTATOfale conosco

Vivendo com saúde: Alimentação e atividade física

Vivendo com saúde: Alimentação e atividade física
30 de junho de 2014 Comentários

A demência é uma síndrome, que envolve o prejuízo da memória, das atividades sociais e de trabalho. O tipo de demência mais comum é a Doença de Alzheimer.

É comum no envelhecimento, as pessoas se queixarem de déficits na memória, e esta alteração pequena de memória faz parte do envelhecimento saudável, devido a diminuição da reserva funcional de quem envelhece. Quando os esquecimentos começam a comprometer nossas atividades do dia a dia, devemos nos atentar. Ter dificuldade para fazer contas, esquecer panelas no fogo com frequência, esquecer o nome de pessoas conhecidas podem estar entre os primeiros sinais de uma possível demência. Contudo é possível nos prevenirmos desta síndrome por meio do estilo de vida!

Alimentação: A dieta equilibrada é essencial para o bom funcionamento do cérebro. Evitar o excesso de bebidas alcoólicas e o consumo de medicamentos químicos quanticamente desequilibrados é fundamental.Estudos apontam uma relação entre os níveis de vitamina D e ômega-3 e a função cognitiva. A vitamina D, presente em ovos, na sardinha e no fígado de boi, auxilia o funcionamento das células nervosas, promovendo o crescimento dos neurônios e suas ramificações. O ômega-3, encontrado em sardinhas, nozes e azeite, também está vinculado à menor incidência da doença de Alzheimer.

Atividade Física: Sabe-se que a atividade física ajuda a diminuir a viscosidade do sangue, o que contribui para aumentar o fluxo sanguíneo cerebral, melhorando as capacidades cognitivas, como a memória. Além disso, o cérebro fica mais oxigenado e protegido de doenças neurodegenerativas, como as demências e os acidentes vasculares encefálicos. Isto acontece porque várias proteínas são produzidas e adicionalmente a pressão arterial do cérebro, fica controlada. Sabe-se também que pessoas que realizam atividades físicas são mais atentas, possuindo uma atenção sustentada por mais tempo. Pesquisas atuais indicam que as atividades aeróbicas como a caminhada, natação e dança são mais favoráveis à prevenção de demências pelo fato de utilizarem o oxigênio na sua execução.

A prevenção contra as demências acontece no dia a dia, devemos encaixar as mudanças em nossa rotina. Nunca é tarde para começar. Que tal começar a caminhar? Fazer uso com mais frequência dos alimentos saudáveis? E ler um livro novo? Com pequenas ações hoje, conseguiremos um ótimo resultado no futuro!

Compartilhe
Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp E-mail
Encontre-nos no Facebook
Postagens Recentes
Revisão da Vida Toda

3 de maio de 2022

Revisão da Vida Toda

Doenças Cardiovasculares

31 de março de 2022

Doenças Cardiovasculares

Aulas para a melhor idade

31 de março de 2022

Aulas para a melhor idade

Inspiração aos mais jovens

3 de março de 2022

Inspiração aos mais jovens

14º salário: liberação, datas, regras e quem vai receber

2 de março de 2022

14º salário: liberação, datas, regras e quem vai receber

Próximas Viagens
Maria Fumaça Jaguariúna SP

Maria Fumaça Jaguariúna SP

São Lourenço – Hotel Guanabara/MG

São Lourenço – Hotel Guanabara/MG

Caldas Novas – GO Hotel CTC

Caldas Novas – GO Hotel CTC

Topo
  • Diretoria
  • Convênios
  • Assessoria Jurídica
web & design por Éder Ribeiro