19 de dezembro de 2024
Por muitos anos, trabalhei em clubes, nos quais presenciei a iniciação esportiva de várias crianças, adolescentes e até adultos. Geralmente, são os pais que escolhem a atividade que o filho praticará, afinal estamos tratando de um público que inicia a prática esportiva por volta dos 5 aos 9 anos de idade.
Uma dúvida corriqueira dos pais serviu de título para esse artigo, afinal: qual é a melhor atividade física para seu filho? Para responder essa questão, faço valer o exemplo que países de primeiro mundo, em especial os que são potências olímpicas e esportivas, nos dão.
Independente da atividade, o mais importante é que o professor ministre aulas com objetivo principal de desenvolver o repertório motor da criança, sendo que os mais novos precisam de conteúdos globais, enquanto em que a medida que a idade e experiência avançam, conteúdos mais específicos da modalidade passam a ganhar aumento na proporção em detrimento do global.
Ou seja, mesmo se a modalidade não exige arremesso, como é o futebol para os jogadores de linha (exceção ao momento da cobrança de lateral), é necessário que os mais novos aprendam a fazer arremessos, de diversas o pleno desenvolvimento do sistema sensóriomotor.
A medida que avançam na modalidade, os treinos de arremessos serão cada vez mais raros, até deixarem de existir, mas isso se dará apenas após a etapa de especialização, que costuma iniciar a partir dos 12 ou 14 anos.
Vale destacar que a atividade ideal é a que proporciona prazer ao seu ente querido, preferencialmente, se for feita em grupo (para proporcionar contato com outras crianças) e que não seja muito focada em competição, sob risco de exercer pressão desnecessária para seres humanos tão jovens, que muitas vezes resultam em abandono da modalidade esportiva.
Ter um lazer no esporte é algo que a maioria dos praticantes procura, hábito que traz uma série de benefícios à saúde da pessoa!
Luís Otavio Bueno de Toledo
E-mail: personalluistoledo@gmail.com
Personal trainer graduado pela USP (bacharel em Esporte graduado em 2012 – trabalhou na área fitness do Clube Paineiras do Morumby em São Paulo e no Clube Mogiano, em Mogi Mirim)
Fonte: Jornal O POPULAR