16 de maio de 2025
Para cuidar do coração com Dr. Pedro Henrique Oliveira Ferreira
Aquela desafinada sinfonia noturna que incomoda o companheiro de quarto precisa ser investigada e ter uma hora para acabar. Roncar é o som gerado pela vibração dos tecidos durante a passagem do ar, e costuma ser o primeiro sinal de que o ar está passando com dificuldade pela garganta devido ao estreitamento da via área. Esse quadro de fechamento é conhecido como apneia obstrutiva do sono.
Durante esses episódios de apneias, ocorre queda da oxigenação do sangue e, para voltar a respirar, ocorrem despertares breves e frequentes, na maioria das vezes inconscientes. O sono fica fragmentado e com baixa qualidade. Mesmo que o sujeito tenha dormido um período de sono necessário, ao acordar há sensação que o sono foi insuficiente. A sonolência excessiva diurna é um dos principais sintomas da apneia obstrutiva do sono.
Outras consequências são: falta de atenção e memória; alterações de humor: como queixa de depressão, ansiedade e irritabilidade; risco para doenças cardiovasculares, como hipertensão arterial, diabete mellitus e obesidade;
Como saber se meu ronco é apneia? O exame feito para avaliar vários distúrbios do Sono, inclusive a apneia, é chamado de Polissonografia. Nele é possível ver se a apneia é grau: leve, moderado ou grave.
O tratamento envolve várias medidas: procurar ter bons hábitos de sono, diminuir o peso, práticas de exercícios, tratar doenças de nariz e garganta, evitar privação de sono e uso de bebidas alcoólica/ tabagismo, bem como remédios para dormir sem orientação médica. Pode ser indicado o uso do aparelho chamado CPAP se a apneia for considerada moderada/ grave e nos casos de grau leve: aparelhos intra-orais, cirurgias e fonoterapia.
A fisioterapia do Sono tem um papel importante no tratamento da Apneia do Sono. Após a indicação médica do uso do CPAP é o profissional habilitado para realizar avaliação de qual melhor tipo de máscara e fazer teste com o CPAP, onde será possível obter os dados sobre a pressão utilizada para tratamento.
Já nas primeiras noites é possível ver melhora do sono e o fim do ronco! Quando feita a adaptação de forma correta, o aparelho não incomoda e traz noites tranquilas novamente. Regulando a pressão arterial e os níveis de insulina, diminuem os riscos cardiovasculares, melhora a qualidade de vida e a produtividade do indivíduo, gerando bem estar.
• Drª. Patricia Caleffi Damásio Rossi é fisioterapeuta e atua na área do Sono há mais de 14 anos.
16 de maio de 2025
Para cuidar do coração com Dr. Pedro Henrique Oliveira Ferreira
16 de maio de 2025
11 de março de 2025