16 de outubro de 2025
A vacina contra herpes-zóster, disponível apenas na rede privada no Brasil, pode reduzir significativamente o risco de doenças cardiovasculares graves, como o acidente vascular cerebral (AVC). Um estudo recente indica que adultos entre 18 e 50 anos vacinados apresentaram uma redução de 18% no risco dessas condições, enquanto pessoas com mais de 50 anos tiveram uma diminuição de 16%.
A descoberta vem de uma revisão sistemática e meta-análise global intitulada Eficácia da vacina contra herpes-zóster em eventos cardiovasculares — uma revisão sistemática da literatura e meta-análise. O estudo, conduzido pelo médico Charles Williams, diretor associado global da GSK — empresa biofarmacêutica responsável por medicamentos e vacinas —, analisou e resumiu resultados de diversas pesquisas publicadas sobre o tema.
Os dados sugerem que a vacinação contra herpes-zóster não apenas protege contra o vírus, mas também pode oferecer benefícios adicionais à saúde do coração, reforçando a importância de considerar a imunização como parte de uma estratégia preventiva para a saúde cardiovascular.
Estudo científico
O levantamento global reuniu 19 estudos para testar a eficácia da vacina e para observar o efeito da vacinação contra o herpes-zóster, popularmente conhecido como cobreiro, em ocorrências cardiovasculares.
Dentre esses estudos, nove deles tiveram 53,3% dos participantes homens. Sete estudos relataram idades médias que variaram de 53,6 a 74 anos.
Juntos, esses estudos relataram a diminuição do risco absoluto de doenças do coração ou de circulação nas pessoas que receberam a vacina contra herpes-zóster.
Fonte: Agência Brasil
Continue navegando:
https://www.aapmm.com.br
GSK:
Home | GSK BRGSKhttps://br.gsk.com › pt-br
Notícias:
https://aapmm.com.br/noticias/