11 de novembro de 2024
Maria Emília Guerreiro Franco é daquelas que não sabe ficar parada.
Ano passado, ela aposentou a broca com aquele motorzinho arrepiante e deixou de lado o consultório de dentista. Se, antes cuidada do sorriso das pessoas; agora, aos 63 anos, em sua nova ocupação, cuida do bem estar do corpo e da mente das pessoas.
Praticante de ioga por mais de 15 anos, Maria Emília investiu nessa prática, fez curso e se formou professora pelo Instituto Ísvara (que significa senhor do universo), de Campinas. Ela também tem formação em meditação.
“Agora me dedico à ioga e à meditação, que é para não ficar parada totalmente. E amo muito que faço”, disse a simpática professora. Superativa, Emília também cuida do corpo fazendo academia e pilates.
Ela dá aulas há mais de um ano de ioga para algumas entidades da cidade, como na Sport Art, na Apeoesp (sindicato dos professores estaduais) e, claro, na Associação dos Aposentados e Pensionistas de Mogi Mirim (AAPMM).
Na Associação dos Aposentados há duas turmas, sempre às segundas-feiras, em dois horários, às 8h30 e às 15h, na própria entidade. Para participar das aulas da professora Maria Emília, os associados precisam ligar direto para ela, pelo telefone 9-9779-1253. Ela também está abrindo turma de meditação.
Os associados da AAPMM têm desconto de 50% nas aulas de ioga com Maria Emília. “A ioga acalma os nervos, melhora a ansiedade e até a pressão arterial, o colesterol, enfim, ajuda a diminuir essas doenças,além de proporcionar maior flexibilidade, maior equilíbrio, o que é muito bom, principalmente, para a pessoa idosa. Tudo isso através de exercícios físicos, exercícios de relaxamento, técnicas de respiração e concentração nos movimentos, com uma musiquinha bem relaxante de fundo”, explica Maria Emília. Nas primeiras aulas já é possível sentir os benefícios no bem-estar geral. Com três meses, esses benefícios começam a se manifestar de maneira muito intensa e clara.
“A ioga te faz entender que o seu bem-estar depende de você mesmo, não dos outros. E daí você passa a ter maior autoconhecimento, equilíbrio e autossuficiência. Os benefícios são enormes”, acrescenta a professora-zem.