11 de novembro de 2024
Os benefícios da acupuntura para os idosos
Farmacêutica e Acupunturista, natural de Itatiba/SP, Leda Cristina mora em Mogi Mirim há mais de 20 anos.
Se formou em 1998 em Ciências Farmacêuticas pela USF – Universidade São Francisco em Bragança Paulista, pós-graduada em Medicina Tradicional Chinesa desde 2011 pela Escola de Medicina Chinesa de Campinas (em parceria com a Uni Castelo e Instituto Cayce), também especializada em Acupuntura Estética e Acupuntura Pediátrica.
A vontade de se especializar em acupuntura surgiu entre os anos de 2001 e 2002, quando Leda foi encaminhada pelo seu médico na época a fazer um tratamento para enxaqueca.
“Foi um prazer poder conhecer a acupuntura, fiquei simplesmente maravilhada com os resultados das sessões!” Foi aí então que surgiu o desejo em fazer uma pós-graduação na área e poder trabalhar.
Para Leda o mais apaixonante da Medicina Chinesa são os resultados positivos e evolutivos do paciente no tratamento. A acupuntura é capaz de equilibrar a mente e o corpo, de forma natural e saudável, trazendo bem-estar logo após as primeiras sessões.
“Sempre tive muito prazer em trabalhar com pessoas, gosto de poder colaborar e levar o meu trabalho até as pessoas e poder ajudá-las da forma que me compete”.
Além de seus atendimentos particulares, há mais de um ano, Leda resolveu dedicar um tempo da sua semana para a Associação dos Aposentados e Pensionistas de Mogi Mirim, se tornando assim mais uma profissional a esse espaço maravilhoso que ajuda muitos idosos a terem uma qualidade de vida melhor. Atualmente realiza atendimentos na sede da AAPMM às terças e quartas-feiras, no período da tarde.
“A importância de realizar esse trabalho para mim é poder colaborar através da acupuntura, com isso trazer qualidade de vida aos idosos. Hoje, já se estima a indicação da acupuntura no tratamento de mais de 500 doenças. A Medicina Tradicional Chinesa trabalha na cura e na prevenção de doenças e também colabora positivamente na mudança de hábitos do paciente, alimentação, atividade física, sono e equilíbrio em geral”.
Leda contou que a acupuntura é uma técnica que tem sido aplicada por geriatras, por ser uma alternativa que além de diminuir a dor, também ajuda a diminuir o uso de vários medicamentos. Tem na sua essência a multidisciplinaridade, o que facilita os resultados e a melhor abordagem ao idoso.
Segue alguns dos benefícios da acupuntura para os idosos:
Segundo a OMS a acupuntura atua de forma eficaz em diversas patologias, como: tendinites, depressão, cefaleias, enxaquecas, gastrites, lombalgia, cervicalgia, sinusite, rinite, asma, ansiedade, estresse, insônia, artrite, artrose, fibromialgia, Mal de Parkinson, sequelas de acidente vascular cerebral. Além de diminuir inflamações, fadiga, ansiedade e irritabilidade, melhora a vitalidade, circulação sanguínea e proporciona relaxamento.