11 de novembro de 2024
Alguns hábitos nos ajudam a fortalecê-lo, fazendo com que seja ainda mais eficiente no combate a infecções e a dormir bem, alimentar-se de forma variada, praticar exercícios físicos e controlar o estresse são hábitos extremamente favoráveis para a imunidade.
A alimentação precisa ser variada e colorida. A presença de fibras e dos pre e probióticos auxiliam muito em manter uma melhor qualidade de microbiota intestinal, com isso, impacta positivamente a imunidade.
Quais nutrientes são essenciais para a manutenção da imunidade do organismo?
Antes de tudo, é preciso entender que nenhum alimento vai aumentar a imunidade do organismo. Mas podem conter substâncias que estimulam alguma melhoria, como por exemplo dos pre e probióticos. Com o organismo mais forte, o sistema imunológico também se fortalece. Mas não há nada que garanta que o consumo de um alimento vá trazer imunidade.
Segue algumas substâncias que podem ser consumidas nos alimentos e sucos:
Zinco: Presente nas carnes, frutos do mar, fígado e vísceras, peixes, ovos e cereais integrais. Para sucos, acrescentar aveia, chia e linhaça para auxiliar no incremento de nutrientes.
Selênio: É um mineral encontrado no solo e presente nas castanhas de forma geral. Castanha-do-pará é a mais rica de todas. Ela deve fazer parte das suas receitas do dia a dia.
Vitaminas A: Presente no fígado e no óleo de fígado de peixe, nos vegetais de cor alaranjada ou verde escura. Para sucos, cenoura e couve são alimentos mais usados.
Vitamina C: Presente em frutas cítricas e muito utilizada como base de sucos.
Vitamina D: Exposição solar por 15 minutos diários é suficiente para a maioria das pessoas na manutenção dos níveis de vitamina D.
As frutas aumentam a imunidade do corpo?
Nenhuma fruta “aumenta” a imunidade do corpo, mas as oxidantes (aquelas que atrasam ou inibem a oxidação celular), por exemplo, auxiliam a manter o sistema imunológico mais protegido.
Quais frutas são antioxidantes?
Vitamina A: Abacate, ameixa seca, damasco, manga, pitanga, mamão papaia, melão e tomate.
Vitamina C: Acerola, brócolis, castanha-da-índia, goiaba, frutas cítricas, manga, melão, mamão e tomate.
Licopeno: Goiaba vermelha, melancia, tomate, pitanga, mamão e caqui.
Resveratrol: É mais presente nas cascas e sementes das uvas vermelhas ou pretas. Por isso também é possível consumi-lo no vinho e no suco de uva tinto. Além delas, amora, mirtilo, cranberry, cacau e amendoim.