16 de maio de 2025
Para cuidar do coração com Dr. Pedro Henrique Oliveira Ferreira
Algumas dietas da moda incluem o já famoso ‘dia do lixo’, pausa na qual as pessoas que seguem um regime de restrição calórica alimentar podem consumir todo o tipo de alimentos que desejem, como os ricos em gordura ou açúcar. Mas será que esta atitude de quase ‘descontrole’ é realmente aconselhável?
Fazer ou não o ‘dia do lixo’?
A nutricionista Gisele Cavalhiere, explica que “O dia do lixo não é válido, não é uma conduta recomendável”.
Um dos problemas dessa prática, é acreditar que tudo se resolve com a compensação.
“A pessoa não pode achar que vai comer tudo e extrapolar num dia e compensar no dia seguinte, porque o nosso organismo não funciona assim. Tudo que o que ingerimos tem consequências”, alerta a nutricionista.
O melhor caminho é procurar encontrar o equilíbrio. Geralmen porque o nosso organismo não funciona assim. Tudo que o que ingerimos tem consequências”, alerta a nutricionista. O melhor caminho é procurar encontrar o equilíbrio. Geralmente, de pouco adianta fazer uma dieta restritiva durante a semana e não resistir e “mandar tudo pelos ares” no fim de semana.
Especialistas consultados também alertam para os perigos do ‘dia do lixo’, pois, se o alimento só é permitido nesse momento, significa que é “prejudicial”. O mais indicado é não cortar nada da dieta, mas adequar as quantidades.
“O ideal seria ingerir uma refeição livre por semana, ou seja, comer o que deseja, seja um doce, massa, coisas que sabemos que engordam, mesmo assim, não de forma exagerada, porque é muito difícil compensar depois. Eu não recomendo perder totalmente o controle, pois isso pode gerar problemas na dieta, inclusive atrapalhar na perda de peso”, diz Gisele.
Gisele Cavaliere da Silva Ramos (Nutricionista) CRM 39960
16 de maio de 2025
Para cuidar do coração com Dr. Pedro Henrique Oliveira Ferreira
16 de maio de 2025
11 de março de 2025