5 de agosto de 2024
Peeling de fenol: saiba o que é e quais cuidados devem ser tomados
O processo de envelhecimento ocorre gradativamente no decorrer dos anos. Ela traz uma série de mudanças nas mais diversas áreas das atividades humanas e, claro, em todos os nossos órgãos e tecidos e nas nossas células. A pele perde a rigidez e começa a apresentar as indesejáveis ruguinhas, os cabelos perdem a sua cor natural e começam a ficar esbranquiçados, o corpo fica mais suscetível ao acometimento de doenças e até mesmo a voz sofre algumas mudanças.
O envelhecimento natural da voz ocorre paralelamente com outras funções do organismo, por esta razão, ela acontece de maneira individualizada no organismo de cada pessoa. Mas, antes de entender o processo de envelhecimento das cordas vocais deve-se compreender que a laringe é o órgão responsável pela reprodução da voz, sendo que a mesma só amadurece totalmente na adolescência que é quando o indivíduo deixa as características de sons de criança e toma propriedades da voz de adulto.
Após essa fase, a voz entre em período de estabilização permanece dessa maneira até a terceira idade, fase em que começa a apresentar sinais de envelhecimento. Isso porque, todas as alterações ocorridas na laringe em decorrência da passagem cronológica dos anos prejudicam a qualidade das cordas vocais. As modificações podem ser: no posicionamento da laringe no pescoço e na sua mobilidade; na elasticidade muscular pela atrofia e redução de massa; nas camadas, funções e estruturas das cordas vocais; entre outras, em decorrência de respostas fisiológicas e anatômicas inerentes à sensibilidade. Dessa forma, normalmente, o envelhecimento causa modificações na altura e intensidade da voz que pode ficar mais rouca, soprosa e trêmula.
Tratamento fonoaudiólogo
Uma alternativa para preservar a qualidade da voz durante o envelhecimento é o tratamento fonoaudiólogo, pois ajuda a desenvolver um domínio maior sobre a voz e o poder da palavra. Assim como os demais músculos do corpo, as pregas vocais perdem a sua força e isso causa mudanças no tom e intensidade da voz. Para manter as pregas vocais sempre firmes e, assim, evitar as mudanças de voz, é preciso realizar exercícios de fortalecimento dos músculos. Além dos exercícios naturais como: falar, cantar, declamar, contar, dramatizar, representar e expressar-se, por exemplo.
5 de agosto de 2024
Peeling de fenol: saiba o que é e quais cuidados devem ser tomados
8 de julho de 2024
8 de julho de 2024
8 de julho de 2024
12 de junho de 2024