6 de outubro de 2025
A substituição de articulações desgastadas por próteses melhora a qualidade de vida, permitindo que pacientes, especialmente idosos, voltem a se locomover sem dor. No entanto, essa recuperação pode ser interrompida por infecções, que exigem longos tratamentos com antibióticos e, frequentemente, a dolorosa retirada das próteses, causando novas limitações.
A Prótese Biodegradável que Combate a Infecção
Um projeto inovador, desenvolvido por pesquisadores paranaenses, promete mudar esse cenário. Eles criaram uma prótese biodegradável fabricada em impressora 3D, utilizando um polímero plástico que pode ser associado diretamente com antibióticos.
Esta nova tecnologia permite que a própria prótese libere o medicamento no local da cirurgia, tratando a infecção de forma localizada e contínua, prevenindo complicações graves.
Resultados Preliminares Positivos em Curitiba
O material revolucionário está atualmente em fase de testes clínicos. Até o momento, a prótese foi aplicada em 15 pacientes que receberam próteses de quadril no Hospital Universitário Cajuru, em Curitiba.
Os resultados preliminares são positivos, indicando um futuro promissor para o tratamento de infecções associadas a implantes e ajudando pacientes a manterem a mobilidade e qualidade de vida.