19 de dezembro de 2024
Você sabia que a maior causa de morte em países ricos e emergentes são as doenças cardiovasculares como o infarto e o ataque cardíaco? Segundo dados estatísticos, 17 milhões de pessoas no mundo sofrem de problemas no coração.
Só no Brasil, são cerca de 300 mil brasileiros morrendo de doenças cardiovasculares ao ano, sendo as mulheres as principais vítimas de infartos no país.
Infarto: O que é?
Tipos de infarto: o infarto acontece quando há obstrução de artéria coronária.
O infarto, popularmente chamado de enfarte ou ataque cardíaco, nada mais é que a falta ou diminuição de sangue bombeando o coração. Ou seja, é a ausência de circulação sanguínea suficiente para que o órgão continue batendo.
Com isso, o coração fica sem oxigênio e demais nutrientes normalmente trazidos pelo sangue, o que acaba provocando lesões ao órgão. A falta de oxigenação pela circulação sanguínea nesta área leva o nome de isquemia ou obstrução da veia coronária.
Infarto: Causas e fatores de risco
Tipos de infarto: o infarto causa dores severas no peito.
Dependendo do tempo, tipo da interrupção sanguínea e do local onde ocorreu, isso pode acarretar a morte celular, o que compromete o funcionamento do coração fazendo com que ele pare de bater levando ao óbito.
Embora, o infarto não seja o mesmo que ataque ou parada cardíaca, o infarto pode acarretar uma parada ou até mais de uma. Sendo que os fatores de risco que levam ao infarto e ao ataque cardíaco são os mesmos:
• Tabagismo;
• Alcoolismo;
• Idade avançada;
• Obesidade;
• Pressão alta ou hipertensão arterial;
• Colesterol alto;
• Estresse;
• Drogas;
• Diabetes;
• Sedentarismo;
• Histórico familiar;
• Disritmia.
Outros fatores de risco que também podem contribuir para o infarto incluem a menopausa, que traz uma diminuição dos hormônios femininos que proporcionam uma proteção vascular. Doenças como lúpus e artrite também podem aumentar as chances de infarto.
Causas do infarto
A artéria coronária é responsável pelo fornecimento do sangue ao coração. Um infarto ocorre quando a artéria coronária é obstruída ou estreita de forma a impedir que o fluxo sanguíneo passe através dela. O bloqueio da artéria coronária pode ocorrer quando coágulos de sangue impede a passagem do sangue.
A obstrução de uma artéria coronária normalmente é causada pela aterosclerose, que é a presença e excesso de placas de colesterol em suas paredes, que impedem o sangue de circular nas veias, tampando as vias.
A pressão alta força as paredes dos vasos sanguíneos fazendo com que elas fiquem mais rígidas. Isso impede que as paredes se expandem como necessário para manter uma circulação sanguínea saudável. Sendo assim, a circulação sanguínea insuficiente aumenta os riscos de infarto ou ataque cardíaco.
Se você tem uma anormalidade do seu ritmo cardíaco como disritmia ou fibrilação atrial (AK), os riscos de infarto aumentam ainda mais. Por causa do descompasso rítmico das batidas do coração, o sangue pode acumular no coração formando coágulos que podem trafegar pela corrente sanguínea como um êmbolo em direção ao cérebro e causar um acidente vascular cerebral isquêmico ou AVC.
AVC ou derrame vs. infarto
Tipos de infarto: o infarto é um ataque no coração, já o AVC é o ataque no cérebro.
Você sabe a diferença entre derrame e infarto? Um infarto ocorre quando o fluxo sanguíneo é bloqueado para uma parte do coração, normalmente por um coágulo. Ou seja, sem sangue oxigenado, o órgão começa a morrer. Já o acidente vascular cerebral ou encefálico é um ataque cerebral, cortando o fluxo sanguíneo vital e oxigênio do cérebro. O derrame acontece quando um vaso sanguíneo que alimenta o cérebro entope ou estoura.
Infarto: Sintomas principais
Os sintomas de infarto e derrame (AVC) podem se apresentar de repente, rapidamente e sem aviso prévio. Embora os dois tenham alguns sintomas possíveis em comum, outros sintomas são diferentes. Um sintoma comum de AVC é uma poderosa dor de cabeça repentina. Por outro lado, o infarto pode acarretar dores fortes no peito. Como por exemplo, uma dor contínua no tórax com intensa sensação de compressão, e dor irradiada para o lado esquerdo do corpo. Além disso, também é comum sentir azia e enjoos seguidos de vômitos, tontura e desmaios.
Reconhecendo os diferentes sintomas de ambos pode fazer uma enorme diferença ao procurar pela ajuda necessária. Os sintomas do infarto e do AVC irão depender de:
• da severidade do episódio
• da idade
• do sexo
• da saúde em geral
Lembre-se: nem todas as pessoas apresentam os mesmos sintomas, podendo variar entre homens e mulheres. Embora o grupo de mulheres que sofrem de infarto esteja aumentando a cada ano, os homens ainda possuem mais chances de sofrer um infarto.