11 de novembro de 2024
A vitamina K atua como cofator para o processo de coagulação sanguínea, sugere-se que a vitamina K está relacionada também com outras funções, como o metabolismo ósseo.
Um estudo, realizado por pesquisadores, demonstrou que há evidências de que a vitamina K atua na proteção contra declínios cognitivos, como aqueles associados a demência. Apesar de mais estudos serem necessários, a pesquisa traz esperança traz na luta contra doenças como o Alzheimer.
Deficiência de vitamina K
A hipovitaminose (baixos níveis ou falta total de vitaminas) K pode levar ao desenvolvimentos de quadros hemorrágicos e não é comum em indivíduos adultos, uma vez que a vitamina K é encontrada em diferentes alimentos de origem vegetal, e sua síntese ocorre normalmente pela flora intestinal. Entretanto, apesar de não ser comum, ela ocorre.
Causas de deficiência de vitamina K
Podemos citar a baixa ingestão de vitaminas associadas a: uso de certos medicamentos, nutrição parenteral total durante longos períodos; síndrome de má absorção e obstrução biliar; e megadoses de vitaminas A e E, que antagonizam a vitamina K.
Onde a vitamina K pode ser encontrada?
A vitamina K é encontrada, principalmente, em vegetais folhosos como couve, brócolis, alguns tipos de alface e óleo de vegetais, também em algumas frutas, kiwi, uvas e mirtilos, também têm uma quantidade consideral dessa vitamina.