5 de agosto de 2024
Peeling de fenol: saiba o que é e quais cuidados devem ser tomados
A fisioterapia pélvica, conhecida também como uroginecologia funcional, atua na reabilitação das disfunções do assoalho pélvico, ou seja, todos os problemas que envolvam a musculatura do períneo.
A fisioterapeuta com especialização em fisioterapia pélvica está habilitada a tratar e prevenir qualquer patologia que esteja relacionada com esta musculatura, através de técnicas específicas para cada caso. A fisioterapia trata de homens, mulheres e crianças com patologias especificas, tais como:
• Incontinência urinária de esforço e urgência
• Incontinência anal
• Bexiga hiperativa
• Bexiga neurogênica
• Enurese
• Retenção urinária
• Prolapsos genitais
• Constipação intestinal
• Anismus
• Dispareunia
• Vaginismo
• Disfunções miccionais na infância
• Algias pélvicas
• Preparação pélvica pré-parto
O tema escolhido pela fisioterapeuta Ana Leticia Gurjão Borin essa semana foi a Incontinência Urinária por Esforço (IUE) e Bexiga Hiperativa.
A incontinência urinária de esforço é facilmente identificada quando acontecem perdas involuntárias de urina ao fazer algum esforço como tossir, rir, espirrar ou levantar objetos pesados por exemplo.
– Não. Quem tem esses sintomas mesmo sem um diagnostico fechado de incontinência urinária por esforço deve procurar um fisioterapeuta que atue nessa área para realizar primeiramente uma avaliação, pois a tendencia é com os passar dos anos a musculatura ficar cada vez mais fraca e agravar a incontinência urinaria ou até mesmo em casos mais extremos adquirir uma incontinência fecal, já que a musculatura externa do perioneo tem ligação com o a musculatura do reto.
Na fisioterapia existem ótimas opções de tratamento para controlar a urina, que são indicados antes ou depois da cirurgia.
A fisioterapia consiste em fortalecer os músculos do assoalho pélvico para impedir a perda involuntária da urina, mas para que tenha o efeito esperado deve ser realizada diariamente em casa, além de ir à clínica, pelo menos, 2 vezes por semana.
Na fisioterapia para incontinência urinária podem ser usados os exercícios de Kegel, a eletro estimulação, o biofeedback e os cones vaginais. Esse tipo de tratamento pode ser indicado para todos os casos de incontinência, seja de urgência, de esforço, em homens, mulheres, crianças, e até mesmo após a retirada da próstata.
Bexiga hiperativa é caracterizada pela associação de alguns sintomas: urgência urinária, com ou sem incontinência asso- ciada, geralmente acompanhada de aumento de frequência e noctúria (incontinência urinária noturna).
A urgência, que é o principal sintoma, é definida como o desejo súbito e compulsivo de urinar. A frequência urinária superior a oito micções em um período de 24 horas é considerada aumentada. Noctúria é definida como a necessidade de acordar uma ou mais vezes por noite para urinar.
A Bexiga hiperativa é diagnosticada pelo médico urologista através de um estudo urodinâmico e assim encaminhado para tratamento fisioterapêutico associado a medicação se necessário.
Os especialistas dizem que não dá para saber se a bexiga hiperativa causa depressão e ansiedade ou o contrário. Mesmo assim, conseguiram observar que, quanto maior a intensidade de um desses transtornos, maior a probabilidade de o outro se manifestar. Na duvida procure sempre o seu médico de seu fisioterapeuta de confiança para buscar o diagnostico e o tratamento adequado para cada patologia e esclarecer suas duvidas sobre o assunto.
Dra Ana Leticia Gurjão Borin / Creito 14839-F
5 de agosto de 2024
Peeling de fenol: saiba o que é e quais cuidados devem ser tomados
8 de julho de 2024
8 de julho de 2024
8 de julho de 2024
12 de junho de 2024