5 de agosto de 2024
Peeling de fenol: saiba o que é e quais cuidados devem ser tomados
Viver até os 80 anos ou mais é uma novidade surpreendente para muitos. O envelhecimento é esta surpresa. Pois nunca se imagina em viver tanto e tão pouco temos referências de “como é ser um ser humano de 80”. E mais: como se adaptar a um mundo rápido demais, diferente demais, numa fase da vida onde precisa desacelerar para “curtir”.
Para uma senhora de 80 anos: “E pra utilizar um serviço público? Um horror! Você chega na atendende e faz uma pergunta, ela pede pra você ir na internet. Tudo agora está assim. Eu nasci no século 20, fui criada no século 20, criei meus filhos no século 20 e agora de repente tenho que me ajustar às demandas do século 21 obrigatoriamente?”
Há um tempo atrás a informação vinha a cavalo. Imagina? Quando você ficava sabendo que fulana estava grávida, ela já havia ganhado o menino há 3 meses!
Então nosso mundinho era pequeno e controlável. Tudo que precisávamos saber estava ali, sob nossos olhos. Nada mais do que a educação dos filhos, os períodos de plantio, situações familiares, e no mais estourar, informações sobre a vida de nossos vizinhos e os preços da venda.
As cartas eram lindas, poéticas, e não tinham gírias, nem palavras abreviadas. E o que fizemos com o nosso tempo? 5 minutos hoje é muita coisa e é coisa nenhuma.
A tecnologia revolucionou nossa comunicação e nos fez compulsivos por informação. Revolucionou nossos costumes, a música, a moda. Esses aspectos criaram impacto na vida dos longevos atuais. Antigos num mundo tão moderno. Saudosos de uma época que não volta, tentando se encaixar nas falas, nos horários, nas gírias, nas demandas sociais.
O envelhecimento agora é parte consciente da vida de muitos de nós!
Então como se manter saudável com 80 anos em pleno século 21? Dona Maria Helena, que não é nem um pouco depressiva, também deu a dica: “sabe, pra eu aceitar viver num mundo tão perdido, tão trocado de valores, tão cheio de comunicação e ao mesmo tempo incomunicável entendi que só posso ter um tipo de missão. É isso! Eu tenho uma missão a cumprir: relatar para os mais novos que a vida é bem mais bonita e as pessoas podem muito mais amor umas pelas outras, e que podem contemplar mais sem perder tempo algum, podem conversar mais sentindo confiança e fraternidade uns pelos outros. Por isso não me canso de escrever cartas, de conhecer pessoas, de corrigir os erros e de encontrar felicidade de verdade no meu dia a dia.
Dona Helena faz repensar como praticar mais a gentileza, perdão, cooperação e respeito. E que isso se tornara real quando muitos compreenderem que esta é uma ação individual e que não precisa de tempo algum, independente da idade que se tenha.
5 de agosto de 2024
Peeling de fenol: saiba o que é e quais cuidados devem ser tomados
8 de julho de 2024
8 de julho de 2024
8 de julho de 2024
12 de junho de 2024