19 de dezembro de 2024
Você já pensou em fazer um empréstimo consignado? Saiba aqui quais os principais cuidados que você deve ter na hora de fazer esse tipo de atividade.
O controle da despesa mensal é fundamental para quem pretende ficar livre dos endividamentos. Isso vale também para as pequenas despesas, denominadas por especialistas de gastos fantasmas, que ocorrem esporadicamente, mas no fi nal do mês são capazes de comprometer o orçamento. Esse cuidado é essencial principalmente para quem já é aposentado, pois o valor da renda recebida mensalmente pela Previdência Social é menor do que o salário adquirido na época em que eram exercidas as atividades trabalhistas.
O problema é que, em alguns casos, mesmo com todo o controle fi nanceiro, algumas dividas que não estavam previstas no mês podem ser responsáveis pelo comprometimento da renda. Neste momento, ao se verem cheios de contas para pagar, muitos recorrem ao empréstimo consignado. Mas quais são os riscos desse tipo de crédito? O consignado é diferente do empréstimo comum, pois se trata de um empréstimo em que o pagamento sai do salário do trabalhador antes que ele tenha acesso a esse dinheiro.
“Assim como qualquer outra linha de crédito, o empréstimo consignado traz como seu grande diferencial, taxas de juros menores. Trata-se de uma grande vantagem em relação aos demais. Porém o pagamento é debitado diretamente do recebimento, com isso, as possibilidades de negociações fi cam comprometidas”, explica o educador e terapeuta fi nanceiro, Reinaldo Domingos, presidente da DSOP Educação Financeira, Abefin e Editora DSOP e autor do best-seller Terapia Financeira.
Ele destaca que é necessário atentar sobre a real necessidade do empréstimo para o idoso, pois ele pode afetar ainda mais a renda da pessoa, já que ao fazer o empréstimo consignado se deduz até 30% do valor líquido da aposentadoria. “O ato de buscar por um empréstimo consignado ou qualquer outro já é um sintoma de problemas financeiros. A grande maioria dos aposentados acaba fazendo o consignado sem antes fazer um diagnostico fi nanceiro de sua vida”, alerta Domingos.
Importante também é buscar um gerente de confiança para compreender todos os detalhes da operação.