5 de agosto de 2024
Peeling de fenol: saiba o que é e quais cuidados devem ser tomados
Para quem quer garantir uma vida saudável, prevenção é a palavra-chave. Além de manter uma dieta equilibrada, aderir à prática de atividades físicas, evitar o tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas é importante manter uma rotina de exames preventivos em dia, especialmente entre pessoas que estão na terceira idade.
Isso porque, com o avançar da idade nosso corpo começa a ficar mais suscetível ao aparecimento de doenças como hipertensão arterial, diabetes, acidente vascular cerebral (AVC), entre outras. Diante desse fator, os exames ajudam a identificar algum problema que esteja ocorrendo, evitando o agravamento do mesmo.
Quer saber quais exames básicos precisam ser realizados na terceira idade? Confira a lista abaixo:
Hemograma: esse exame avalia as células sanguíneas. Por meio dele o médico consegue verificar se o paciente está anêmico ou se o número de glóbulos brancos está dentro do normal e verificar as transaminases, que darão indícios sobre as funções do fígado. Além disso, é possível avaliar os índices do colesterol e o perfil lipídico, que revela se há ou não risco para aterosclerose, AVC ou hipertensão arterial.
TSH: esse exame serve para avaliar a função da tireoide e medir a quantidade de hormônio da mesma.
Mamografia: o exame é realizada com um aparelho de raio-X denominado mamógrafo com o objetivo de avaliar as mamas para identificar lesões benignas ou câncer. A recomendação é fazer o exame a partir dos 35 anos. Porém, em casos de histórico familiar de câncer de mama, deve-se realizar a partir dos 30 anos. Especialistas recomendam a periodicidade anual (ou no máximo bianual) para mulheres acima de 40 anos de idade.
Raio-X de tórax: recomendado, especialmente, para aqueles que são fumantes, o exame avalia os pulmões, prevenindo o câncer nessa região. Além disso, ajuda a identificar uma pneumonia em estágio inicial.
Eletrocardiograma: esse exame avalia o número de batidas cardíacas por minuto. Por meio del e identificamse arritmias cardíacas e distúrbios na condução elétrica do coração.
Densiometria óssea: recomendado para ambos os sexos, o objetivo do exame é detectar a redução da massa óssea, prevenindo, dessa forma, a osteoporose e a osteopenia. O ideal é que os homens façam o exame a partir dos 60 anos e as mulheres assim que iniciarem a menopausa.
Colonoscopia: recomendado a partir dos 50 anos e até os 85, esse exame avalia o reto e a última parte do cólon (partes do intestino). A finalidade é rastrear o câncer de colorretal.
Exames ginecológicos: papanicolau, pois previnem câncer de colo do útero, e ajuda a identificar outras alterações e, no caso dos homens o urológico que detecta aumento da próstata e câncer. Vale ressaltar que é de extrema importância manter visitas regulares aos médicos para prevenir doenças ou o agravamento das mesmas. E você, já anotou na agenda os exames que precisa fazer ainda esse ano?
5 de agosto de 2024
Peeling de fenol: saiba o que é e quais cuidados devem ser tomados
8 de julho de 2024
8 de julho de 2024
8 de julho de 2024
12 de junho de 2024