11 de novembro de 2024
Todas as atividades diárias como, correr, andar, nadar, dirigir ou as que exigem maior habilidade desenhar, pintar, cortar, bordar e outras, dependem que o individuo consiga Dominar o Corpo no Espaço.
Esse domínio vem da capacidade que o nosso cérebro tem em estimular e recrutar fibras musculares e nervos específicos para a realização de tais movimentos.
Quando não existe a capacidade de controlar velocidade e intensidade dos movimentos, verificamos a falta da coordenação motora.
A coordenação motora é desenvolvida e estimulada desde a infância. Com o passar dos anos e ou com patologias que trazem limitações físicas, essa habilidade vai as vezes diminuindo, gerando reações inadequadas diante de situações inesperadas.
Manter essas capacidades motoras eficientes, facilitam a realização das tarefas do cotidiano.
A coordenação motora é altamente treinável e com exercícios terapêuticos orientados por profissional observamos melhoras rapidamente. Podemos notar os seguintes resultados de:
• Precisão e eficiência dos movimentos
• Equilíbrio e agilidade • Força e resistência
• Prevenção de lesões
• Atenção
Os exercícios de coordenação motora são fáceis e dinâmicos, principalmente se praticados em grupos. Eles promovem plasticidade cerebral, melhorando me- mória e concentração. Os exercícios de- vem ser acompanhados pelo profissional fisioterapeuta, que tem o conhecimento necessário para aplicá-los.