19 de dezembro de 2024
A ansiedade é definida como uma sensação de medo iminente sem um motivo real imediato, durante mais de 6 meses e interferindo na vida cotidiana do indivíduo. Pode apresentar sintomas emocionais, somáticos, cognitivos e comportamentais.
Talvez você se pergunte por que algumas pessoas são ansiosas e outras não. Mas é interessante saber que todas as pessoas têm em si o potencial para desenvolver a ansiedade. Entretanto, nem todos sofrem porque fatores diferentes são necessários para desenvolver a ansiedade.
Diz-se de uma ansiedade a nível médico quando este sentimento de medo, torna-se frequente e intenso. A ansiedade torna-se patológica, a partir do momento que seu grau é desmedido em relação à situação, às circunstâncias exteriores e onde a pessoa não controla mais sua angústia.
Vale ressaltar que a ansiedade pode começar na infância ou adolescência, e continuar durante a vida adulta e pode aparecer somente na idade adulta.
Possíveis acontecimentos que podem desencadear a ansiedade
• Sobrecarga de trabalho;
• Divórcio;
• Morte de um ente querido;
• Assalto;
• Agressão;
• Perda de emprego.
Algumas pessoas conseguem lidar melhor com a ansiedade do que outras. Caso você apresente alguma dificuldade, não hesite em procurar ajuda. Isso previne consequências mais sérias.
Sintomas da ansiedade
Os sintomas apresentados são reais. Náuseas, o cansaço, a taquicardia, dores abdominais ou perda de peso são alguns dos sintomas.
Podem apresentar também:
• Pessimismo contínuo;
• Tensão e medo exagerados;
• Vícios, como por exemplo, roer unhas;
• Tonturas;
• Suor frio;
• Pavor de humilhações públicas.
A ansiedade pode provocar problemas do sono ou de concentração e, em casos mais sérios, pode levar a pensamentos paranoicos.
Uma das queixas mais comuns é em relação à dificuldade para dormir pois não conseguem relaxar, não conseguem se livrar dos pensamentos negativos e a impressão é que eles se intensificam neste período.
Sem conseguir ter uma noite tranquila, essas pessoas acordam geralmente muito cansadas e bem mais propensas a apresentar sintomas relacionados à ansiedade. Por isso, é importante recorrer a chá para ansiedade, para curá-la e dormir melhor.
O que fazer para acabar com a ansiedade e dormir melhor
Os tratamentos mais procurados são a psicoterapia associada ao uso de medicamentos, mas atualmente é provado que o consumo de um chá para ansiedade traz efeitos bastante satisfatórios para quem procura reduzir o nível de ansiedade bem como uma melhor qualidade de sono.
Um dos grandes benefícios desses chás é que são totalmente naturais e praticamente não apresentam nenhum efeito colateral.
Chá para ansiedade: Veja como combater a ansiedade de forma natural
A ansiedade pode ser amenizada e até mesmo curada através de vários tratamentos e dependendo da gravidade, é recomendado consultar um médico para tomar as medidas necessárias. Mas em outros casos, as pessoas têm recorrido a tratamentos mais naturais e que não agridem muito a saúde.
A vantagens desses tratamentos naturais e aqui falamos dos chás para ansiedade é que eles não agem somente na ansiedade em si, mas em muitas outras disfunções do organismo.
E para ficar calmo e reencontrar a serenidade, algumas plantas são muito eficazes. A natureza coloca à nossa disposição numerosas ervas e plantas medicinais com propriedades calmantes, relaxantes e sedativas, ideais para aliviar os sintomas do estresse e da ansiedade.
Um chá para ansiedade muito recomendado é o chá de camomila. Além de seus efeitos ansiolíticos e sedativos, ele age também no sistema digestivo e é um ótimo anti-inflamatório.
O ideal é consumir o chá de camomila um pouco antes de ir par cama e você vai conseguir relaxar e vai ajudar bastante na redução de sua ansiedade.
Entretanto, o chá de camomila não é recomendado para pessoa asmáticas que tenham alergia ao pólen. Por precaução, deve ser evitado em mulheres grávidas.
Outro chá para ansiedade muito usado é o de valeriana. Ele combate os problemas do sono, mas também a ansiedade e a agitação. Muitos estudos comprovam seus reais efeitos benéficos sobre o sono, a irritabilidade e o nervosismo. O ideal é tomar o chá de valeriana meia hora antes de se deitar.
Também é desaconselhado em gestantes e, de preferência, não deve ser consumido com álcool nem com outros medicamentos ansiolíticos pois pode ocasionar sonolência.
Mais variedades de chá para ansiedade
O chá de maracujá é um excelente relaxante e pode ser ingerido diariamente e o melhor é adoçá-lo com mel, basta bater no liquidificador e tentar beber, pelo menos, 6 copos por dia.
O chá de melissa ou também chamado de erva-cidreira é calmante, relaxando o corpo e principalmente a mente antes de dormir. Mas caso se sinta mais ansioso, pode tomar 4 xícaras ao dia.
Outro chá para ansiedade bastante apreciado é o chá de tília porque induz ao sono, mas não deve ser tomado em excesso.
O chá de hortelã, além de ter um sabor muito agradável é bem calmante, possibilitando um sono mais tranquilo.
Muitas pessoas não conhecem bem suas propriedades, mas o chá de alecrim é um poderoso calmante e por ser muito eficaz no combate à ansiedade, torna o sono bem melhor.
Um chá menos conhecido e talvez você nunca tenha ouvido falar é o chá de Lúcia-lima. Ajuda a combater o estresse e a ansiedade, mas também melhora muito os estados de insônia. Se quiser, pode combinar com a valeriana e a camomila.
Todos estes chás ajudam a reduzir a ansiedade e consequentemente agem diretamente no sono, mas mesmo sendo naturais, o mais recomendado é consultar seu médico para verificar se existe alguma contraindicação. Dessa forma, você trará mais segurança para a sua saúde.
A maioria deles é feito à base de infusão pois assim preserva mais suas propriedades e os efeitos são melhores.
Caso você faça uso de alguns desses chás e não perceber nenhuma melhora, o ideal é consultar o médico que lhe indicará o tratamento mais adequado.