19 de dezembro de 2024
O que são arritmias cardíacas?
A coordenação do funcionamento do coração é feita por impulsos elétricos. Existem situações em que o coração vai muito rápido (taquicardias), ou muito lento (bradicardias). Em outras, apenas um batimento adianta em relação ao normal, ou, em alguns casos, o ritmo cardíaco é totalmente descoordenado. Essas situações são chamadas de arritmias cardíacas.
Quais são os sintomas das arritmias cardíacas?
✓ Palpitações
✓ Dor no peito
✓ Mal-estar
✓ Desmaio
✓ Cansaço
Obs: muitas vezes, a pessoa pode ter uma arritmia e não sentir nada!
Quem está sujeito às arritmias cardíacas?
As arritmias afetam uma grande variedade de pessoas. No entanto, é mais comum com o passar do tempo (idade) e em pessoas com doenças cardíacas (por exemplo, após um infarto ou uma cirurgia cardíaca previa, com defeitos nas válvulas do coração). Outros problemas, como pressão alta ou problemas de tireoides, podem provocar arritmias.
Como as arritmias cardíacas são tratadas?
Quando é necessário tratar, existem medicamentos específicos que agem estabilizando os impulsos elétricos que comandam o ritmo cardíaco (antiarrítmicos) e tratamentos não medicamentosos, como ablação por cateter (tratamento curativo de certas arritmias, baseado em técnicas de cateterismo), implante de dispositivos como o marca-passo ou o desibrilador, ou mesmo, excepcionalmente, cirurgia.
Como prevenir as arritmias cardíacas?
Para prevenir as arritmias cardíacas, assim como as demais doenças, é preciso ter hábitos saudáveis:
✓ Manter uma alimentação balanceada, rica em legumes, furtas e verduras
✓ Praticar atividades físicas regulares, de moderada intensidade
✓ Consultar-se com um médico regularmente para a realização de exames preventivos
✓ Evitar o consumo exagerado de bebidas alcoólicas e energéticos
✓ Dar atenção à saúde emocional
✓ Não fumar
O que é um eletrocardiograma?
É um exame complementar que registra a atividade elétrica do coração. Ele é muito útil na avaliação inicial de possíveis problemas cardíacos.
Pessoas portadores de arritmias cardíacas podem praticar atividades físicas?
Sim, mas antes devem receber orientações de um médico, uma vez que alguns problemas cardíacos podem restringir a realização de certos tipos de esforços.