19 de dezembro de 2024
Na rotina dos profissionais da saúde é muito comum ouvir de pessoas mais velhas, falas semelhantes à essas… fiquei velho(a) e nem percebi,… nossa de repente fiquei velha (o), a aposentadoria chegou e nem me dei conta, agora não tenho mais as atividades do trabalho e nem o que fazer. Essas e outras frases são comentadas e muitas vezes surpreendem por serem verdadeiramente sentidas e acompanhadas por sentimentos de pesar e saudosismo.
Como é possível envelhecer sem sentir o envelhecimento em sentir o envelhecimento em você e na vida que acontece de forma diferente ao seu redor? A aposentadoria, muitas vezes desejada, chega sem nenhuma informação e preparo de como ela será vivenciada na rotina diária.
O aumento da população idosa brasileira nos revela que em 2050 a expectativa de vida será de 81 anos. Em função dessa realidade e no sistema atual, o discurso tem sido o seguinte: teremos três trabalhadores para sustentar um aposentado (IBGE, 2010), como se o aposentado nunca tivesse contribuído para o país.
Aposentadoria revela dois lados, ao mesmo tempo que é uma conquista por causa do trabalho, por meio do trabalho, é também marginalizada pela sociedade que valoriza apenas quem produz, e a coloca como período de decadência pela ótica social que enaltece o jovem e saudável. O trabalho tem um aspecto muito ligado à identidade, auto estima e sociabilidade.
Como estamos ficando longevos, a longevidade representa um imenso desafio no século XXI, pois exige que cada idoso e daqueles que estão caminhando para a velhice, uma adaptação e planejamento de projetos de vida que abracem sua necessidades físicas, materiais, afetivas…
A palavra projeto vem do latim projectu e significa lançar para frente, ou seja, saber trabalhar as dificuldades e/ou problema realizando planejamento. Um projeto de vida se caracteriza por uma ou varias ações antecipadas para alcançar um objetivo. Em todas as pesquisas e estudos que estão relacionadas a um envelhecimento bem sucedido, existe um item que está sempre presente: o propósito pelo o qual você está aqui, e que não precisa ser algo grandioso, pode ser um projeto voltado somente para você. Os especialistas neste tema sugerem que as vivências do passado se juntem ao presente para fortalecer a identidade e descobrir o que faz sentido na vida atual, facilitando a descoberta de novos interesse e objetivos. Descobrindo talentos que estavam prontos para despertarem e treinando as dificuldades, seja em qualquer área da vida.
Os cientistas dizem que os genes são importantes, mas, não são a história toda, e concluem que a longevidade é 30% ADN e 70% de outros fatores, incluindo escolhas do estilo de vida e estratégias psicológicas. Segundo estudos do dr. Ephrain P. Engleman, a reserva cognitiva é a chave para envelhecer bem. Segundo ele, pessoas que conseguem harmonizar força e fraqueza, por meio de desafios alcançam um novo sentido para a vida.
Em suas pesquisas, ele concluiu que quando o cérebro encontra novidade é forçado a se adaptar através das novas habilidades que terá que executar. Seja aprender uma nova língua, tocar um instrumento, e até mesmo realizar um trabalho comunitário. A vida é feita de escolhas, portanto, idealize um projeto para viver a vida da melhor forma possível. Planeje agora para viver o amanhã!
Gissele Sousa