15 de dezembro de 2025
Alerta para riscos da diabetes à visão
Uma campanha de conscientização do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) alerta para os riscos aumentados que pessoas com diabetes têm de desenvolver retinopatia diabética, doença que pode causar perda parcial ou total da visão. A relação entre diabetes e visão é motivo de alerta para a saúde pública, já que a doença pode causar complicações graves como a retinopatia diabética, levando à perda parcial ou total da visão.
Segundo o CBO, estudos indicam que 4 em cada 5 pacientes com diabetes apresentam risco de comprometimento por retinopatia diabética em algum grau. A doença afeta os vasos sanguíneos da retina, que é o principal alvo da campanha de alerta.
A diabetes é uma das principais doenças crônicas no Brasil e atinge mais de 16 milhões de pessoas, o que representa cerca de 7% da população brasileira.
Acompanhamento e prevenção pelo SUS
Diabetes e Visão
O acompanhamento da diabetes pode ser realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em todo o território nacional, de forma gratuita, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
Além do acompanhamento clínico, o SUS fornece materiais para medição e controle da doença, fundamentais para evitar complicações que podem agravar o quadro de saúde do paciente.
A diabetes, quando não controlada, pode levar a diversas complicações, incluindo doenças metabólicas, circulatórias e neurológicas, como as demências, além de aumentar o risco de morte.
Por isso, o diagnóstico precoce, o controle adequado da glicemia e o acompanhamento oftalmológico regular são essenciais para preservar a visão e a qualidade de vida das pessoas com diabetes.

Fonte: Agência Brasil









