4 de agosto de 2025
NÃO AOS NOVOS PEDÁGIOS!
Contra projeto do Governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que está tentando aprovar a instalação de 37 novos pedágios na Rota Mogiana, ou seja, um número absurdo e injustificável que vai afetar diretamente a população de Mogi Mirim, Mogi Guaçu, Campinas, Aguaí, Espírito Santo do Pinhal, Estiva Gerbi, São João da Boa Vista, dentre outras dezenas de cidades. Além disso, o sistema proposto é o Free Flow ‘Fluxo Livre’, um “pedágio invisível”, que você passa achando que é radar, mas depois descobre que está devendo e, se não pagar a tempo, leva multa de R$200 e 5 pontos na carteira.
Tudo isso sem qualquer debate com a população. Esse modelo é injusto, antidemocrático e prejudica: quem trabalha e/ou estuda em cidades vizinhas e terá que pagar pedágio todos os dias; quem depende de fretes e entregas, que ficarão mais caros; o escoamento da produção agrícola da agricultura familiar e do agronegócio, aumentando as despesas dos agricultores com prejuízo para a economia local; o desenvolvimento econômico da região, fazendo com que as empresas evitem se instalar em Mogi Mirim e região; e pessoas que podem ter dificuldade com aplicativos como o sem parar, novas tecnologias e possíveis burocracias.
Nós, cidadãs e cidadãos da Rota Mogiana, dizemos: NÃO!
Na nossa sede tem o abaixo-assinado e é para exigir: a suspensão imediata do projeto de implantação de novos pedágios na Rota Mogiana e demais municípios; audiências públicas nas cidades afetadas, com participação real da população; soluções que respeitem o trabalhador, a pessoa idosa, a juventude e o direito de ir e vir, sem custo abusivo.
Audiência Pública realizada na Câmara Municipal, convocada pelo vereador Ernani com participação do Deputado Estadual Emídio de Souza e demais munícipes para tratar do assunto.
ASSINE, fale para a sua família, amigos, vizinhos e colegas de trabalho.
A Rota Mogiana não pode pagar essa conta! NÃO AOS NOVOS PEDÁGIOS!